sábado, 6 de maio de 2017

6 - ingredientes fundamentais para criar uma família feliz
Postado Por; Carlos Eduardo
1 - Dose generosa de amor

Não há nada melhor que ter uma família feliz! Uma família feliz dá segurança e estabilidade aos seus membros. Em meio a tantas famílias destroçadas, a Bíblia nos dá a esperança que podemos criar uma família feliz. Basta seguir a receita de Deus para a família. Amor é o ingrediente essencial de uma família feliz. É impossível exagerar nesse ingrediente. Quanto mais, melhor! Todos na família precisam dar e receber amor. ( Colossenses 3:14 “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” ) O amor rompe qualquer barreira e nos ajuda a resolver qualquer que seja o problema, pois o amor nos torna mais tolerantes  compreensíveis, por isso que o amor é tão essencial entre as pessoas e principalmente na família. Quando se cultiva o amor a família se torna mais forte e sólido, isso faz do amor a base de uma família feliz e se torna um ingrediente fundamental. Devemos fazer um esforço mútuo para não deixarmos faltar em nossa família, o amor e o elo que fará de nossa família, uma família feliz!
2 - Sem egoísmo

Egoísmo é o ingrediente que estraga a receita. Na família egoísta, cada um cuida de si mesmo. Na família feliz, todos cuidam de todos! Esta é sem duvida uma coisa fundamental, o cuidado com todos e não só com si mesmo. Pois quando desenvolvemos atitudes de apena pensar e cuidar de nós mesmo tomamos uma direção perigosa que pode destruir nosso relacionamento e conseqüentemente a nossa família, o egoísmo é algo muito ruim! Procure manter-se longe! ( Filipenses 2:4  “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.”  )  Quando adquirimos o egoísmo passamos a cuidar de nos mesmos, e nos esquecemos dos outros, agindo individualmente, desta forma estamos colocando a nossa família em uma situação de desconforto, portanto devemos sem demora adicionar o ingrediente chamado amor só ele irá nos libertar do egoísmo. Então deixaremos de lado este ingrediente que jamais deve ser adicionado no meio de uma família feliz.
3 - Pitadas de disciplina

A disciplina é como o sal, é necessário, mas não devemos exagerar. Sem regras, a família cai no caos. Com regras a mais, a família sufoca. Com a ajuda de Deus, podemos encontrar o equilíbrio. É essencial que haja disciplina más o que não pode haver e exageros, pois isso acaba não contribuindo e sim prejudicando e causando um desequilíbrio no berço familiar, e assim como o sal não deve ser usado em excesso, da mesma forma se dar com a disciplina, deve ser aplicada com moderação. Atenção: todo mundo erra no sal de vez em quando. O mesmo acontece com a disciplina. Para solucionar o problema, acrescente perdão, mas sem  abrir mão do ato de disciplinar.( Provérbios 29:15  “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.” ) Quando negligenciamos o ato de disciplinar o resultado é quase sempre desastroso, portanto não deixemos de lado a importância de se acrescentar uma boa pitada de disciplina, pois será essencial na criação de uma família feliz.
4 - Uma medida de obediência

Esse ingrediente é como os legumes, os filhos geralmente não gostam, mas são ótimos para a saúde. A Bíblia diz que honrar os pais dá vida longa. A sabedoria dos pais ajuda os filhos a evitar muito sofrimento. Há uma necessidade indispensável de estabelecer a obediência na família, isso vai nos dar controles e direcionamentos na condução da família, se não haver obediência dificilmente iremos obter êxitos, pois a obediência e um dos pilares que gira em torno da família. ( Efésios 6:1 “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.” )   A necessidade da obediência, ela igual a necessidade do sal nos alimentos, só que com uma diferença, o sal deve se ter moderação, já na obediência não, ele pode ser utilizada sem moderação. O quanto mais melhor, pois os benefícios são incontáveis quando se tem obediência, ela trás a estrutura essencial que toda família precisa para ser sólida e sobre tudo feliz.
5 - Uma medida de sabedoria
                     
Os pais também precisam comer os legumes! Os pais precisam dar o exemplo, vivendo de maneira correta e agindo com sabedoria perante os filhos. Não é bom irritar os filhos. Quando os pais fazem o bom uso desta ferramenta tão essencial (sabedoria) na vida das pessoas em especial da família, cria-se um ambiente favorável e harmonioso. ( Efésios 6:4  “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” ) Esta deve ser sempre a nossa atitude, agindo sempre de forma sábia, respeitando o momento certo para tomar qualquer decisão no âmbito familiar, aplicando sempre os ensinamento de Deus. Se quisermos que haja sabedoria em nossa meio familiar temos que dar exemplos, de modo que só iremos conseguir isso se sermos sábios, ou seja se agirmos com sabedoria. Quando agimos desta forma vamos afastar a possibilidade de está irritando os nossos filhos, pelo contrário, estaremos estimulando-os a ser sábios também, e assim estaremos criando, formando e garantindo o futuro de  uma família feliz. 
6 - Doses diárias de Bíblia  
  
A Bíblia é o arroz e o feijão da receita. A Bíblia ensina como viver. Quando a família estuda a Bíblia, todos aprendem como tornar a família mais feliz. Uma família que ama a Deus e que faz a sua vontade e uma família feliz. Quando utilizamos a bíblia, estamos fazendo uso de uma ferramenta infalível, ou seja estaremos usando um tempero de uma qualidade infinitamente agradável, que irá atrair a atenção pelo seu cheiro, usando esta comparação podemos dizer que bíblia chama a atenção para algo mais profundo do que os alimentos e seus temperos, e sim para o interior. Por isso é que há necessidade de intensificar este tempero espiritual (a bíblia) incessantemente na família. ( Deuteronômio 6:6-7  “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” ) Note que o texto usa a palavra persistência que vem de insistir e não desistir, a bíblia é a ferramenta mais confiável e infalível que temos, então sem demora temos que introduzi-la imediatamente e incessantemente no leito familiar como ingrediente que tanto se precisa para se ter uma família feliz. Então se queremos ter uma família feliz de verdade temos que adicionar uma dose generosa de amor, abolir o egoísmo, adicionar uma pitada de disciplina moderadamente, como também uma medida de obediência, também uma medida de sabedoria se possível sem moderação e juntando a tudo isso, uma dose diária de bíblia como prato principal chamado, amor, disciplina, obediência e sabedoria.

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário