quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O que diz a bíblia sobre os 7 pecados capitais


Postado Por; Carlos Eduardo

1- A ira
A bíblia não diz nada sobre os 7 pecados capitais, mas  por exemplo ela condena cada um destes pecados de forma distinta, a ira é um deles, ela esta na classificação dos sete pecados aos quais se houver falar tanto. Portanto quando evitamos a ira estamos eliminando um dos pecados capitais os quais a bíblia condena. (Salmos 37:8 Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.) Todos ficamos zangados, mas o que a Bíblia condena é quando a ira fica fora de controle. Não é bom agir com ira. Precisamos aprender a controlar a ira, para que não infete o nosso coração e se torne em ódio, levando a muitas ações ruins. Pois quando ficamos tomados pela ira agimos sem pensar, nos levando a pratica de atos ruidosos, que afetará a todos os que estão a nossa volta, desta forma a ira entra na classificação dos sete pecados capitais que deve ser evitado.

2- O orgulho (soberba)
Orgulho é se achar superior a outras pessoas, desprezando-as. Além de pecado, o orgulho é ridículo! Todos somos igualmente e amados por Deus e cada pessoa é especial. Se achar superior somente por ter alguma vantagem é ilusão. O remédio para o orgulho é a humildade. (Provérbios 29:23 O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.) O orgulho está entre os sete pecados capitais, quando adquirimos esta condição estamos sendo egoístas, por esta razão a bíblia condena aqueles que age com orgulho, e ensina que devemos ser humildes, pois o orgulho só nos levará a ruína, nos afastando de Deus e de todos que esta em nossa volta, a condição de nos acharmos superior tira também de nós a capacidade de entender que somos todos iguais perante o criador, pois para ele não há diferença entre um ser humano e o outro.

3- A inveja
Devemos nos atentar para o perigo que há quando adquirimos a pratica de invejar, ela está classificada também entre os sete pecados capitais. Quando passamos a invejar algo passamos também a ter sérios problemas relacionados a ela. (Provérbios 14:30 O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.)  Quantos problemas são causados pela inveja! A inveja nos impede de ver e desfrutar das bênçãos que Deus nos deu. O resultado é insatisfação constante. Não é bom que tenhamos esta pratica, ela irá nos afastar de Deus, e das pessoas que mais amamos porque elas não concordará com tais pratica, além de fazer mal a nós mesmos, não devemos permitir que a inveja nos domine, nos escravize, pelo contrário, abominemos e nos matemos longe, isso só nos fará bem, e assim viveremos em harmonia.

4- A luxúria
Principalmente hoje em nossos dias, vivemos uma época em que se prevalece todo tipo de pratica imoral que destrói a nossa vida e as famílias que é o primeiro reduto de segurança, deixando-nos vulneráveis a todo tipo de pratica destrutiva, como por exemplo imoralidade sexual a infidelidade, o desrespeito às pessoas principalmente aos nossos familiares, em fim, nos levando a um campo desconhecido e destrutivo, a luxúria também está classificada entre os sete pecados capitais, que praticas que são condenada pela bíblia . ( Efésios 5:3 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.) A luxúria é falta de controle sobre os desejos carnais, principalmente sexuais, caindo em todo tipo de excesso. A luxúria destrói o corpo e distorce os pensamentos. Toda imoralidade sexual começa na mente, que é o primeiro lugar que devemos vigiar contra a luxúria.

5- A preguiça
Imagina o ser humano viver sem uma atividade, seja ela qual for será difícil viver, agora imagina sem trabalhar! Aí se torna impossível! Pois é a preguiça é um destes pecados capitais, a pessoa preguiçosa gera transtorno e não permite que a pessoa prospere, não há ânimo para atividade nenhuma, deixando a pessoa impossibilitada de crescer em qualquer área de sua vida, a preguiça é outro pecado capital condenado pela bíblia. ( Provérbios 10:4 As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.)  A preguiça é ruim para o preguiçoso e para todos à sua volta. Todos precisamos de descanso, mas a preguiça é evitar persistentemente todo tipo de trabalho. Isso significa que outros terão de trabalhar mais para compensar e, no fim, o preguiçoso ficará pobre, este será o resultado, não há recompensa para aquele que nada faz, isto é um fato!

6- A avareza
Outra coisa ruim é o acumulo de bens de forma desnecessária, visando mais e mais, isto trará grandes transtornos para quem utiliza esta pratica, a ambição é algo que faz com quer as pessoas busquem sem precedente o recurso para si sem o mínimo de necessidade apenas pelo prazer de ter mais e mais, o dinheiro é uma destas cobiças para o avarento ou ambicioso outro pecado capital condenado pela bíblia. ( 1 Timóteo 6:10 Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.) Avareza é amar mais o dinheiro do que as pessoas. O avarento tem medo de gastar seu dinheiro; somente acumula. Como é fácil cair nessa armadilha! Por vezes precisamos nos desafiar a ser mais generosos, para não cairmos na avareza.

7- A gula

Esta pratica hoje mais comum do que se imagina, pois há uma tendência para isso devida a facilidade com que se encontra, estão em todos os lugares, os alimentos estão muito mais saborosos, mas em contra partida também estão mais agressivos a nossa saúde. Este é um ponto a se considerar além de custarem muito mais caro, fazendo assim quer gastemos mais, e devido a sua agressividade com a nossa saúde, porta este também é um pecado condenado pela bíblia. ( Provérbios 23:20-21 Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.) A gula é talvez um dos pecados mais ignorados atualmente. Gula significa viver para comer, caindo freqüentemente em excesso. Os resultados para a saúde são óbvios, mas a gula também afeta nossas finanças e nossa capacidade para fazer um bom trabalho. Um pouco de moderação a na hora de comer é sempre sensato, e nos fará muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário