sábado, 22 de dezembro de 2018


Há algo na bíblia sobre o natal?



Postado Por; Carlos Eduardo

1- Jesus nasceu em 25 de dezembro?
As escrituras não reconhece esta data, e o Natal não é mencionado nenhuma vez nas Escrituras. Todos os anos, em todo o mundo, algumas pessoas guardam o dia escolhido pelos homens para comemorar o nascimento de Jesus. Algumas pessoas o guardam como um dia santo e especial, enquanto muitas outras fizeram dele um tempo de comercialização, de interesses egoístas. As modernas comemorações do Natal têm pouco a ver com os fatos da Bíblia. A Bíblia não revela a data do nascimento de Cristo, nem mesmo o número de magos que o visitaram em Belém. As Escrituras não autorizam uma comemoração especial, nem um dia santo para comemorar o nascimento de Jesus. Evidentemente, a Bíblia não dá aprovação ao materialismo egoísta, tão comum nessa época do ano. Jesus não nasceu em 25 de dezembro! Jesus nem sequer nasceu na estação do inverno! (Lucas 2:8 Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.) Isto nunca poderia ter acontecido na Judéia no mês de dezembro. Os pastores recolhiam os rebanhos das montanhas e dos campos e colocavam-nos no curral no mais tardar até o dia 15 de outubro, as primeiras chuvas começavam no princípio do mês e para protegê-los do frio e da estação chuvosa que se seguia. De modo que a data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida, mas uma coisa e certa, Jesus não nasceu em 25 de dezembro! Pois naquela ocasião era época de inverno, segundo a própria escritura.

2- A origem do natal
O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra natal significa  nascimento. Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 (século IV) através do Papa Júlio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição dessa celebração foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos. Por esta razão originou-se a comemoração natalina.

3- Deve o cristão comemorar o natal?
Quase todas as pessoas na Cristandade celebram o Natal, trocando presentes e desejos de "Boas Festas" ou "Feliz Natal", e se alegrando com a idéia de que estejam agindo corretamente. Na verdade, esta se tornou a tradição favorita entre os Cristãos, e é tão bem aceita que qualquer tentativa de se buscar sua origem, a qual pode ser facilmente encontrada nas enciclopédias e em documentos imparciais da história da igreja, tende a ser mal recebida. A Palavra de Deus não justifica esta celebração anual, pelo contrario ela adverte sobre a mesma. (Gálatas 4:10,11: "Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.") Sendo assim a observância de uma data, mesmo que ela seja de caráter piedoso e adornada com rituais, é condenada. Jesus não veio com o objetivo de tornar popular o Seu nome ou a suposta data do Seu nascimento, o Senhor nunca nos pediu para celebrarmos anualmente, ao contrario do que muitos pensam, ele expressou Seu desejo que celebrássemos a memória da sua morte. ( 1 Corintios 11:25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim".) Note o contraste entre uma coisa e a outra, o que somos instruídos a fazer e comemorar a sua morte e não o seu nascimento, pois dela veio a nossa redenção, desta forma não e uma obrigatoriedade do cristão que se comemore uma data, que nada tem haver com os princípios que rege o verdadeiro cristianismo.

" O objetivo desta publicação não é a indução a não se comemorar o Natal, e sim de informar aos nossos leitores a origem e o que diz a bíblia sobre esta data. a comemoração desta data está ligada a o príncipio de cada um segundo sua crença.



terça-feira, 4 de dezembro de 2018


4- Lições sobre o livro de Jonas


Postado Por; Carlos Eduardo

1- Ouça a voz de Deus
Quando fazemos uma analise do livro de Jonas não demora muito para entendermos que não é novo o fato das pessoas se negarem a ouvir a voz de Deus, Jonas, por exemplo, foi escolhido por Deus para uma missão, falar ao povo de Nínive que naquela época era uma cidade cheio de tudo o que é ruim e precisava de uma intervenção divina, Jonas fez pouco caso, e não deu ouvidos a voz de Deus. ( Jonas 1:2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.) O que estava acontecendo naquela cidade estava incomodando a Deus, fazendo com que ele tomasse providências, foi então que Deus falou a Jonas que fosse até lá e advertisse aquele povo sobre suas práticas ruidosas. Você já ouviu a voz de Deus pedindo que falasse sobre ele á alguém? O que você fez? Agiu como Jonas? Ou ouviu a voz de Deus? Não importa o momento ou a missão, se vem de Deus, ouça a voz dele.

2- Obedeça sem relutar
Obedecer nem sempre é fácil, as pessoas tende a resistir dependendo da situação a resistência fica ainda maior, às vezes tem que sofrer algum tipo de punição para que se tornem obedientes, foi o que aconteceu com Jonas, ele relutou a obedecer a Deus quando foi escolhido para uma tarefa estabelecida por Deus, más Jonas simplesmente não obedeceu, foi então que Deus decidiu que ele deveria ser punido por sua desobediência, ( Jonas 1:17 Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.) A punição e o tempo de duração fez ele entender que quando desobedecemos somo passivos de punição, e que a punição muitas as vezes vem para nos lapidar e nos tornar obedientes, tanto é que depois deste período Jonas ao ser solicitado simplesmente ele obedeceu ao Senhor. (Jonas 3:3 E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.) Jonas ao passar pela punição imediatamente não hesitou a obedecer a voz de Deus, e você, irá obedecer a voz de Deus, ou irá precisar passar por situação parecida com a de Jonas? A escolha é sua! Ao ouvir a voz de Deus obedeça sem relutar.

3- Não tente fugir
Quantas vezes tentamos fugir simplesmente para não obedecer? Não foram poucas não é? Pois bem no nosso caso até que poderemos ter obtido algum êxito, principalmente por se tratar de fugir de uma pessoa humana, agora e quando trata-se de Deus? Será que conseguiremos? Certamente que não, vejamos o exemplo de Jonas, quando Deus o escolheu ele logo tentou fugir ( Jonas 1:3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.) O objetivo dele era claro, queria fugir para longe, sair da presença de Deus imediatamente, más fugir de alguém que não seja o Deus do céu é muito fácil, com certeza conseguiremos com facilidade, más o caso de Jonas era diferente, ninguém conseguirá se esconder de Deus. ( Jonas 1:4 Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.) O destino de fuga de Jonas foi o mar, más como forma de dizer que o tinha encontrado, Deus mostrou o sinal de seu poder para com Jonas, conforme reza o texto acima, a esta altura Jonas entendeu que não havia como fugir de Deus. E se você for escolhido por Deus, tentará fugir assim como fez Jonas? Ou chegará a conclusão de que não há como fugir dele? O melhor que temos a fazer é obedecer e não tentar fugir.

4- Não haverá como se esconder
O maior erro de Jonas foi achar que conseguiria se esconder dos olhos de Deus, talvez ele achasse que se esconder em um navio não seria encontrado, Jonas cometeu o erro de não entender que de Deus ninguém se esconde, não há na terra um lugar se quer que Deus não saiba, e para provar isso ele trouxe à aquele navio uma forma para que Jonas fosse identificado. (Jonas 1:8,9 Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.) Não adianta querermos agir assim como Jonas, tentar se esconder da presença de Deus, iremos cometer um grande erro, Jonas não conseguiu se esconder e ainda foi identificado e punido por Deus. Você adotaria a postura de Jonas? Tentaria se esconder? Saiba que não haverá com se esconder de Deus e que Jonas é a prova disso, portanto ouça a voz de Deus, obedeça sem relutar, não tente fugir, pois não haverá como se esconder de Deus.