sábado, 29 de junho de 2019


O que podemos aprender da lição de Acâ


Postado Por; Carlos Eduardo

Não tome posse daquilo que não é seu
O problema de Acã foi à cobiça, isso fez com que ele não percebesse a gravidade de seus atos. Ele viu a prata, o ouro e a capa e não resistiu ao desejo de roubá-los, só que ele com tal atitude não estava apenas roubando de um inimigo. Todos aqueles objetos daquela cidade (Jericó) estavam consagrados a Deus. ( Josué 6:17  A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao Senhor para destruição. Somente a prostituta Raabe e todos os que estão com ela em sua casa serão poupados, pois ela escondeu os espiões que enviamos.) Ao tomar para si alguns objetos, Acã desobedeceu a Deus. Devemos estar certos de que não podemos alimentar o desejo de tomar para nós algo que não nos pertece, pois o nosso dever é evitar tal pratica, tendo em nós a consciência de que isso pode trazer conseqüências.

Evite a desobediência
A desobediência é algo muito ruim, e deve ser evitada. E só ver o que aconteceu com Acã quando ele resolveu desobedecer. Na primeira batalha dos israelitas na terra prometida, Deus mandou destruir todos os objetos. Essa guerra, era apenas para cumprir a vontade de Deus; o objetivo não era matar e ficar rico, tomando posse de todos aqueles objetos de grande valor. ( Josué 6:18 Mas fiquem longe das coisas consagradas, não se apossem de nenhuma delas, para que não sejam destruídos. Do contrário trarão destruição e desgraça ao acampamento de Israel.) Ao entregar todos os objetos desta  batalha a Deus, os israelitas consagrariam sua missão a Deus. De modo que estes objetos não teriam nenhuma valia para eles, más não na avaliação de Acã.

A conseqüência dos erros
Foi então que na segunda batalha que os israelitas travaram foi contra uma cidade pequena, muito mais fácil de conquistar que Jericó. Só que os israelitas perderam esta batalha e trinta e seis homens morreram, pois é, trinta e seis pessoas morreram! Era algo inacreditável, isso deixou não só a Josué como também todo aquele povo estarrecido e sem respostas. Quando Josué perguntou a razão a Deus, Ele respondeu que os israelitas tinham pecado contra Ele, ficando com coisas consagradas para a destruição. (Josué 7:11 Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas, esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens.) Para consertar a situação, os israelitas teriam de destruir os objetos roubados e o ladrão. Vejam em situação ficaram os israelitas, imaginem que quando cometemos erros às conseqüências não atingem só a nós,e sim a todos que estão a nossa volta, antes de tudo devemos medir as conseqüências dos nossos atos.

A punição
Mesmo na época de Acã já não havia crime perfeito, ou seja, erro perfeito, pelo menos é o que podemos atestar diante dos fatos. Para revelar quem tinha cometido tal desatino, Deus ordenou que os israelitas se santificassem. No dia seguinte, cada tribo se apresentou diante de Deus e a tribo de Judá foi sorteada. De entre a tribo de Judá, a família de Acã foi escolhida, Finalmente, a sorte caiu sobre Acã, que confessou o seu erro e revelou onde os objetos roubados estavam escondidos. Então os israelitas pegaram em Acã e em todos os seus filhos e filhas e os apedrejaram. Eles queimaram os corpos, os objetos roubados e tudo que pertencia a Acã (Josué 7: 18-25 Josué fez a família de Zinri vir à frente, homem por homem, e Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, foi o escolhido.Então Josué disse a Acã: "Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada". Acã respondeu: "É verdade que pequei contra o Senhor, contra o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte: quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo". Josué enviou alguns homens que correram à tenda de Acã; lá estavam escondidas as coisas, com a prata por baixo. Retiraram-nas da tenda e as levaram a Josué e a todos os israelitas, e as puseram perante o Senhor. Então Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, bisneto de Zerá, e a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Acor. Disse Josué: "Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça". E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e os queimou no fogo.) Os israelitas se mantiveram fiéis a Deus e, depois desse incidente, conseguiram vencer seus inimigos. Não adianta acharmos que iremos sair ilesos, portanto devemos tomar como exemplo a história de Acã, ela nos mostra que não devemos tomar para si algo que não é nosso, evitar a desobediência, estar certos das conseqüências dos nossos atos, e em função disto a punição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário