sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 

2020















Postado por; Carlos Eduardo

Perspectivas

Como é comum em toda chegada de um novo ano, não foi diferente desta vez. Era o final do ano de 2019, e o término de um ano, marca a chegada de um outro, e junto as perspectivas que alimentam novas esperanças. E em primeiro de janeiro marca a chegada de 2020, regada a grandes comemorações, as pessoas eufóricas buscam objetivos, ou seja, as realizações de seus sonhos. Suas perspectivas não duraram muito! O futuro logo se tornou uma incógnita, incertezas começaram a surgir, e a perspectiva de um caos tornou-se evidente, substituindo as perspectivas positivas das realizações, ficaram só nas perspectivas, infelizmente! Más será que em todo este caos, iremos deixar que todas as nossas perspectivas criadas lá atrás fiquem realmente lá atrás? Ou buscaremos forças para reavivá-la? Bem estas são perguntas com respostas individuais de cada um. Más onde buscar foças, e a quem recorrer? A resposta a esta pergunta só encontraremos na palavra de Deus, à bíblia. (Isaías 41:10 Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.) Há sempre uma esperança para alimentar nossas perspectiva, e o melhor de tudo é que esta esperança vem de uma força motriz chamada Deus, força infalível e confiável.

Frustração

Quantas vezes fazemos planos e planos, criamos projetos em todos os campos da nossa vida. Isso se torna cada vez mais comum no final de um ano para o início de outro. Projetos que não foram possíveis de ser realizados por uma ou outra razão, más que se renova a cada chegada de um novo ano. Sabemos que a frustração existe desde sempre, e esta não a questão referida aqui, estou falando da intensidade a qual esta frustração vem se tornando tão comum e em especial neste ano. Más como podemos lidar com esta situação? Será que a frustração irá nos vencer? O pior é que frustração detona uma série de sentimentos nocivos. As frustrações que advém a nossa vida despertam volições qual a raiva é uma espécie de gatilho que detona distúrbios emocionais que afligem a alma. Tudo irá depender de como iremos lidar com tudo que estar acontecendo. Temos na palavra de Deus à bíblia, a verdadeira ferramenta de batalha contra tudo isso. (Salmos 27:14 Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.) Note que o texto, trás duas frases interessantes, seja forte! Que significa não desistir, aguentar firme, a segunda, coragem! Que significa insistir persistir. Observe que a fala do salmista em nenhum momento nos incentiva a nos acomodar, ao sermos frustrados com alguma coisa. Pelo contrário, nos incentiva a ir em busca, e fazendo isso, apenas esperar o toque final, daquele que é infalível, o Deus todo poderoso!


Esperança

Nós seres humanos temos uma capacidade impressionante tanto em adquirir quanto em perder as esperanças, e o que agrava esta condição é que muitas vezes colocamos nossa esperança nas coisas erradas, como por exemplo; No dinheiro, no emprego, em pessoas, em nossa capacidade, e nunca as vezes imaginamos que estas coisas podem ser facilmente superadas pelas circunstâncias de espaço e tempo. O fato de algumas vezes cometermos equívocos sobre o que e a quem depositar as nossas esperanças, não poderá servir de empecilhos para desistirmos, pois a esperança produz bons efeitos na vida, isso deve ser a nossa base. Se vivemos com confiança, o medo diminui, crescemos na perseverança e somos mais alegres. ( Naum 1:7 O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,) Confiar em Deus é a atitude mais acertada que um ser humano pode ter. Isto porque essa confiança nos dá segurança, alegria e força para enfrentar qualquer desafio que esteja a nossa frente. Sem dúvida este ano nos trouxe muitas coisas, decepções, tristezas, e sobre tudo, um futuro incerto. Não perder, ou não ter perdido a esperança, significa olhar para atrás e dada a circunstância dizer, estou vencendo! Ou venci! E 2020 ficará apenas na história, e entre perspectivas, frustrações e esperanças, ele fará parte da minha, e da sua história!


Nenhum comentário:

Postar um comentário