sexta-feira, 28 de abril de 2017

3 - lições importantes para nós de José do Egito
Postado Por; Carlos Eduardo
1-Use seus dons

José era muito jovem quando foi vitima da inveja de seus irmãos que os vendeu como escravo para uma terra desconhecida (Genesis 37:28 Quando os negociantes Midianitas passaram, eles tiraram José, fazendo-o subir da cisterna, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, que  o levaram para o Egito.) A vida de José parecia ter acabado, pois as perspectivas de futuro era uma incógnita, José tinha cerca de 17 anos, quando tudo aconteceu, então  como seria o futuro de um jovem tão talentoso, isto logo nos trás esta reflexão, de possíveis situações ou condições semelhantes a de José que por ventura venhamos a está vivendo, e de repente acontece algo comprometedor!  O que fazer, como proceder! Talvez esta seja as perguntas que José tenha feito a si mesmo depois do que tinha acontecido com ele. José não sabia que tudo aquilo que acontecera tinha um grande propósito de Deus para salvar muitas pessoas. Não importa onde você esteja, assim como José use os dons que Deus lhes deu, não desperdice as oportunidades, e faça a diferença assim como José fez, veja que José não sabia de nada e que simplesmente tinha sido vitima da fúria de seus irmãos, então só restou a José lidar com aquela situação, pois não tinha escolha. No meio de toda a aquela condição em que José estava vivendo, ele começou a aprimorar os dons que Deus tinha lhes dado, quando esteve preso depois de ter sido mais uma vez vitima da situação quando se encontrava na casa de Potifar, mas José continua firme, usando seus dons, interpretava sonhos, o que chamou a atenção do rei que o nomeou governador do Egito. (Genesis 41:41 E o faraó disse a José: Eu te coloco no comando de toda a terra do Egito.)  Com a ajuda de Deus, você pode ter um bom futuro e abençoar muitas pessoas,com seu exemplo, usando os dons que Deus te deu e assim como José prosperou você irá prosperar também. Esta é a primeira lição que podemos prender de José, usar os nossos dons!

2 - Fuja da tentação!


Enquanto trabalhava como escravo, José foi assediado pela esposa de Potifar o seu então chefe. Ela queria que ele tivesse relações sexuais com ela, ele imediatamente recusou. ( Genesis 39:12 Então ela, pegando-o pela capa, lhes disse: deita comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, saiu e correu para fora.) Esta sua atitude iria lhes custar caro depois, pois ele despertou a ira da mulher de Potifar José foi perseguido, más resistiu bravamente , mais tarde sua fidelidade foi reconhecida por Deus que lhe abençoou com uma esposa e dois filhos. E as recompensas de José por ter fugido desta tentação não pararam por aí, José prosperou em todas as alas de sua vida, tornando uma figura importantíssima naquela terra, a qual chegou como escravo. Portanto não perca seu alvo de vista, fuja de toda e qualquer tentação, a imoralidade sexual pode trazer prazer no momento, mas depois causa mais sofrimento do que você alguma vez poderia imaginar. Mesmo se levar muito tempo, é melhor esperar pelo casamento,  que é a coisa mais certa e segura a fazer. Portanto esta é mais uma  lição que devemos aprender de José do Egito, fuja da tentação!

Não guarde rancor



Perdoar não é nada fácil, mas guardar rancor destrói, José foi traído, abandonado, esquecido, mas ele não guardou rancor. Em vez de focar nas injustiças, José escolheu focar em Deus, e nas bênçãos que recebeu. Ele perdoou seus irmãos que o vendeu como escravo para o Egito (Genesis 50:19-20 José lhes respondeu: Não temais. Por acaso estou no lugar de Deus? Certamente planejastes o mal contra mim. Porém Deus o transformou em bem, para fazer o que se vê neste dia,ou seja, conservar muita gente com vida.) José deixou de lado o rancor, pois esta atitude causa muito sofrimento para você e para as pessoas que estão a sua volta, se você quer uma vida feliz, com sucesso, perdoe! Não deixe o seu passado destruir o seu futuro. Não permita que este tipo de situação tome conta de você, causando um bloqueio impedindo que você se liberte daquela situação faça como José busque compreensão, procure entender o porque daquilo que está acontecendo com você, lembre-se que todo a situação pode ser acompanhada de algum propósito para mudar a sua vida, assim como aconteceu com José La no Egito, José apercebeu-se que se tratava de um propósito para com ele, então passou a desenvolver seus dons, fugiu da tentação da mulher de Potifar e não guardou rancor de seus irmãos por tê-lo vendido ao Egito como escravo. Deste modo vemos com clareza que José nos induz a fazer alguns ajustes em nossas condutas quando nos depararmos com alguns percalços em nossa caminhada, nos mostrando como ser bem sucedidos, portanto se queremos seguir o exemplo de Jose temos que usar o dom que Deus nos dar, temos que fugir de tentações diárias e não guardar rancor, nos libertando destas coisas e focando mais em Deus e seus propósitos para conosco.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

5 - coisas a fazer em momentos de crise
Postado Por; Carlos Eduardo
1 - Não entre em desespero
Nos momentos de crise, temos a tendência de nos desesperar e tomar atitudes precipitadas baseadas em nossas dores e dificuldades, ao invés de, pararmos para pensar e refletir nas novas oportunidades, que podem nos ajudar a vencer. Quando agimos desta forma eliminamos as possibilidades de lidar com o momento de crise que estamos passando. Isso por si só, já é um grande obstáculo para nós, fazendo com que nos tornemos vulneráveis e assim deixando a condição de superar aquele momento de crise mais e mais distante, e principalmente nos afastando daquele que tem poder e força necessária para nos manter firmes nos momentos de crises. ( Deuteronômio 31:6 Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor  vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.) O texto é bem claro quanto a posição de  Deus com relação ao momento que por ventura estivermos passando, temos que buscar a ajuda necessária nele somente ele pode nos ajudar a vencer momentos de crise, portanto, a primeira coisa a fazer no momento de crise é não entrar em desespero.
2 - Não tome atitudes precipitadas
Geralmente quando nos encontramos nestes momentos ao qual estamos passando por crises temos a clara tendência de nos precipitar ao tomarmos decisões, devido à gravidade da situação temos o nosso campo de visão comprometido, isso acaba tirando de nós a possibilidade de encontramos uma saída. Por isso se faz importante que tenhamos sempre em mente que nunca devemos agir de forma precipitada, pois teremos grandes chances de nos afundar ainda mais na crise que estamos passando. (Provérbios 19: 2 Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho.) Desta forma devemos sempre fazer uma analise das atitudes que iremos tomar diante daquele momento, tomando sempre o cuidado necessário para não agirmos de forma precipitada piorando ainda a nossa situação. A reflexão sobre o momento que estamos passando irá nos ajudar a lidar melhor com ele. Por isto nunca tome decisões precipitadas.
3 - Confie mais em Deus
Um outro fator importante sem duvida é permanecer firme confiando sempre em Deus, isso nos ajudará a lidar com mais segurança e firmeza ao nos depararmos com qualquer que seja o momento de crise que nos sobrevier. É necessário que confiemos em Deus para enfrentarmos a crise, ele tem os elementos adequados para garantir que venceremos qualquer dificuldade, se realmente confiarmos nele. (Salmos 18:2 O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.) Podemos notar claramente o grau de confiança do salmista em Deus é de uma proporção gigantesca, sem contar na segurança das suas palavras atribuídas ao Senhor, colocando Deus a sua frente como um escudo de proteção. Sabemos que Davi tem motivos de sobra para expressar toda esta confiança, pois quando Davi passou por momento de crise Deus estava com ele, desta forma devemos proceder tendo a confiança de que no momento de crise se buscarmos a Deus e confiarmos nele ele estará conosco e será um escudo de proteção para nós.
4 - Não caia nas armadilhas do inimigo
É de certa forma natural estarmos frágeis quando passamos por momentos de crises em nossas vidas, pois é aí que mora o perigo. É nessas ocasiões que o inimigo se aproveita da nossa fragilidade devido ao momento que estamos vivendo para trazer em nós a descrença total em Deus. Para isto ele irá intensificar seus ataques para chegarmos a conclusão de que não se importa com as nossas dificuldades e desta forma conseguirá nos tornarmos a cada dia mais descrentes em Deus, e agravando mais ainda o momento de crise que estivermos passando, este sem duvida é o seu objetivo maior. Para que isso não aconteça temos que estar atentos e nos achegando mais e mais na presença do senhor Deus todo poderoso. ( Tiago 1:2-4 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.) Veja que Tiago nos mostra claramente que não importa a dificuldade que por ventura estivermos passando, temos que permanecer firmes confiando sempre em Deus, tendo em vista que seremos recompensados pela nossa perseverança diante dos momentos de crises que passamos não caindo nas armadilhas do inimigo, pelo contrário, enfrentado sempre com esperança sabendo da recompensa que o espera diante de Deus.
5 - veja na crise novas oportunidades
Devemos tirar de cada dificuldade que passamos uma lição importante para levarmos para o resto de nossas vidas, toda dificuldade que nos sobrevém também nos trás grandes aprendizados, que sem duvida podemos usar para que evitemos possíveis novas crises. Existem crises provocadas por nós mesmos, más também existem crises que sobrevém a nós devido a tempo e circunstâncias as quais são inevitáveis, quer seja uma, quer seja outra, o importante é que vejamos dentro destas dificuldades a oportunidade de nos tornarmos grandes e sairmos vencedores. ( Efésios 5:16 Usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.) Desta forma fica claro para nós que diante dos dias em que estamos vivendo, a crise é inevitável, más mesmo com tudo isso podemos ver na crise uma oportunidade de vencermos más para isso precisamos, não entrar em desespero, não tomar atitudes precipitadas, confiar mais em Deus, não cair nas armadilhas do inimigo e ver na crise a oportunidade de vitória!





quarta-feira, 19 de abril de 2017

5 - Sinais de que o fim do mundo está próximo
Postado Por; Carlos Eduardo
1-Falsos Cristos e falsos profetas
Uma evidência clara de que estamos vivendo o período do fim do mundo é o surgimento de pessoas com características de falsos profetas e falsos Cristos. É assustador a quantidade que presenciamos em nossos dias, não precisa irmos muito longe para ver pessoas que introduzem falsos ensinos nas igrejas enganando multidões. Utilizando de entendimentos próprios que nada tem a ver com o verdadeiro ensino das escrituras, quanto a estas pessoas Jesus chamava à atenção do seu povo, pois isso iria se tornar muito comum e com um grau de persuasão e realidade capaz de fazer-se crer naquilo. (Marcos 13:21-23    Se, então, alguém disser: 'Vejam, aqui está o Cristo!' ou: 'Vejam, ali está ele!', não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente. )   Vejamos a preocupação de Jesus em nos avisar antecipadamente sobre tais fotos,  pois Jesus sabia como ninguém que isso iria trazer grandes riscos ao verdadeiro ensino sobre o seu pai, e a salvação do homem. Não devemos acreditar em ninguém que diz ser Jesus. Quando Jesus vier, todos os verão em sua glória. Também devemos tomar cuidado com quem diz ser profeta. Se um profeta contradiz a Bíblia ou tenta desviar do evangelho verdadeiro, é um falso profeta, vindo para enganar.
2- Guerras e desastres naturais
Estamos diante de mais uma característica de que o fim está mais próximo do que imaginamos cada dia mais, temos relatos de guerras civis, morais e éticas, trazendo milhões de pessoas ao caos e a morte. Sem falar-se de outros fatores que nos levam a conclusões como desastres naturais, também mencionados por Jesus ao chamar a nossa atenção sobre tais eventos. ( Lucas 21:10-11   Nação se levantará contra nação e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu. )   Isso não é mais novidade para nós uma vez que estamos presenciando isso o tempo todo em nossos dias, a intensidades destes acontecimentos nos leva a cada vez mais ter a certeza de que a vinda de Jesus e o fim destes tempos estão cada vez mais próximos. Quantas guerras e quantos desastres naturais acontecem! As guerras, as fomes e todos os outros desastres nos lembram que em breve Jesus voltará.
3. Perseguição a cristãos
Uma outra coisa bastante relevante é a perseguição aos cristão, vemos não só em nosso país como também no mundo todos que cristãos são perseguidos e mortos. Ao declararem sua fé em Jesus passam a sofrer injurias calúnias e todo tipo de difamação perseguição e morte, fazendo com que aqueles que crêem nas escrituras não tenha nenhuma duvida de que realmente estamos vivendo justamente no tempo em que Jesus estava falando devido a intensidade e veracidade de tais relatos. ( Marcos 13:13  Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo. )   estas palavras ditas por Jesus se tornam cada vez mais reais em nossos dias. Atualmente, em muitos países, cristãos são discriminados, presos, torturados, mortos... A mensagem de Jesus gera desconforto e a perseguição não vai acabar até Jesus voltar. Mas, no fim dos tempos, quem se manter fiel será grandemente recompensado! Esta deve ser sempre a esperança daqueles que crer nas palavras de Jesus!
4. Aumento da maldade
 Cada dia que passa a maldade se torna cada vez maior em nossos dias, não temos duvida que esta é uma das características que realmente estamos vivendo o fim dos tempos narrados pelas escrituras sagradas que nos aponta evidências de tais tempos. Portanto quando fazemos um paralelo das narrativas com a situação atual em nossos dias, as evidências são cada vez mais concretas. Uma prova disso é quando pegamos as estatísticas de violências dos últimos tempos e comparamos com as de nossos dias atuais, realmente as narrativas feitas por Jesus sobre tais tempos logo nos faz crer que estes tempos são os nossos. ( Mateus 24:12-13  Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. )  A maldade só vem aumentando a cada dia mais e se tornando incontrolável basta vermos nos noticiários de tv todos os dias,natureza humana não vai melhorar com o tempo. Vai piorar. A maldade vai aumentar, muitos ficarão sem amor, mas ainda há esperança. A maldade não vai vencer!
5. Pregação em todo o mundo

Um outro relato a respeito do fim dos tempos é o da pregação do evangelho a todas as nações, realmente as evidências desta condição e real, nas ultimas décadas houve um crescimento considerável da pregação do evangelho em todo o mundo, isto é inegável dando mais credibilidade as palavras de Jesus a respeito de que a pregação do evangelho em grande escala seria um dos sinais da sua volta. ( Mateus 24:14   E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. )  Desta forma fica evidente a proximidade da sua vinda, notamos isso claramente com o crescimento da pregação do evangelho. A perseguição não consegue nos impedir! O evangelho está sendo pregado em cada vez mais partes do mundo. Quanto mais o evangelho é proclamado, mais próximo fica a vinda de Jesus. Por esses sinais, o aumento de falsos cristos e falsos profetas, guerras e desastre naturais, perseguição a cristãos, aumento da maldade, e a pregação do evangelho de cristo em todo o mundo, por estas evidências narradas pelo próprio Jesus, sabemos que o fim do mundo está próximo. Por isso, precisamos estar preparados. Em breve Jesus vai voltar!

segunda-feira, 10 de abril de 2017

4 - Dicas para agirmos com sabedoria
Postado Por; Carlos Eduardo
1 - Deus é a fonte de sabedoria
Vivemos em uma época em que não podemos deixar de lado ou ignorar que temos que agir com sabedoria. É essencial que nunca percamos o foco quando estivermos perto de tomarmos toda e qualquer decisão em nossas vidas, e que é super importante que agimos sempre com sabedoria, pois a falta dela nos trará grandes dificuldades em nossa trajetória. Temos não bíblia grandes exemplos de pessoas que agiram com sabedoria após buscar em Deus este suporte tão importante, já que a própria bíblia nos mostra que Deus é realmente uma fonte inesgotável de sabedoria, e que se pedirmos a ele nos dará sem hesitação. (Tiago 1:5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.) Portanto temos que nos empenhar em sempre está agindo com sabedoria em todos os campos da nossa vida, buscando nesta fonte inesgotável de sabedoria que é o nosso Deus, pois assim seremos mais cuidadosos e iremos sem dúvida tomar decisões sabias em nossas vidas, e isso nos fará ser bem sucedidos em nossa trajetória.
2 - Busquem a direção e a instrução de Deus
Não podemos de forma nenhuma negligenciar o uso da sabedoria em nossa vida diária, pois esta atitude quando aplicada por nós mesmos geram resultados. Nunca podemos achar que estamos no controle e que somos capazes de tomar qualquer atitude sem buscar uma orientação vinda de uma sabedoria superior. Quando adotamos atitudes como esta, temos grandes chances de mudar algo que está sobre nossa volta.  Isso vai nos fazer entender a importância que é se ter a sabedoria em tudo que formos fazer. Pois quando buscamos instrução e orientação divina temos a certeza de que seremos bem sucedidos. ( Eclesiastes 7:12 A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui. ) Vemos aqui claramente que quando buscamos agir com sabedoria estaremos nos resguardando de dificuldades posteriores, busquemos sempre nos preservamos agindo sempre com sabedoria, instrução e direção divina.
3 - seguir os mandamentos de Deus
Devemos entender que seguir sozinho em qualquer circunstância não é uma boa idéia, pois estaremos desprotegidos e vulneráveis. Portanto precisamos ter objetivos a alcançar e este só iremos conseguir se obedecermos seguindo os mandamentos de Deus como fizeram pessoas do passado como nos mostra a palavra de deus á bíblia. Ela está repleta de relatos destas pessoas, que através de atitudes sabias foram bem sucedidas, procurar seguir os mandamentos de Deus é o melhor a fazer. ( Salmos 1:1-2 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. ) Quando estivermos diante de qualquer situação que envolva um procedimento de conduta temos de seguir orientação de Deus para não cometermos algo que venha a comprometer e nem nos prejudicar tanto a nós como também aos outros, pois como diz o Salmista que aquele que não segue orientação de pessoa comuns e sem capacidade, mas sim opta pelas orientações divina, é feliz em seus objetivos, e assim mostra que o melhor e seguir os mandamentos de Deus dia e noite, sem vacilar! Continuará a ser sábio!
4 - obedecer à Sua palavra

A obediência é um principio claro de sabedoria, e temos que reconhecer isso, daí em diante poderemos entender o poder da obediência e o que isso pode nos trazer. Uma coisa é certa temos vários e vários exemplos de pessoas que abriram mão disso e não foram bem sucedidos. Más também nos mostram pessoas que ao obedecer á poderosa palavra de Deus à bíblia foram bem sucedidos e hoje servem de exemplos para aqueles que tem o desejo de obedecer esta poderosa palavra, más para isso precisa da ajuda divina pois temos tendências negativas e não temos capacidade para seguirmos sozinhos. ( Provérbios 16:9 Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. ) Podemos até determina o caminho que vamos seguir, mas Deus e quem nos conduz até lá. Devemos chegar á conclusão de que não temos capacidade nenhuma por si só, se queremos realmente sermos sábios temos que obedecer a palavra de Deus, porque ela e perfeita e nos fará bem sucedidos em qualquer instância da nossa vida. Portanto se quisermos ser sábios temos que,1 - reconhecer que Deus é a fonte da sabedoria, 2 - buscar a direção e a instrução de Deus, 3 - seguir os seus mandamentos 4 - obedecer a sua palavra.

terça-feira, 4 de abril de 2017

5 - Lições importantes sobre o dinheiro
Postado Por; Carlos Eduardo
1 - Tudo vem do Deus todo poderoso
Há diversas opiniões sobre ter muito dinheiro ou não, se é bom ou ruim! O fato é que tendo muito ou pouco, não importa, temos que reconhecer os perigos e os benefícios que isso nos trás. Quando adquirimos riquezas isso pode nos trazer sensação de segurança, conforto e independência, pois é ai que mora o perigo e que devemos ter muito cuidado! Esta sensação de poder e independência que o dinheiro pode nos levar a deixar de reconhecer que tudo vem de Deus, e que nunca devemos nos vangloriar pelo que conseguimos de riquezas sem reconhecer o Deus todo poderoso pelas nossas conquistas. (Deuteronômio 8: 17-18  Portanto, não digas no teu coração: A minha força e a fortaleza da minha mão adquiriram para mim estas riquezas. Pelo contrário, tu te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é quem te dar força para adquirires riquezas, a fim de confirmar sua aliança, que jurou a teus pais, como acontece hoje. ) Portanto se faz necessário que reconheçamos, que é Deus que nos dar a força que necessitamos para prosperarmos  conforme vimos nos textos a cima, não importa se temos muito ou se temos pouco, o importante e reconhecer que tudo vem do Deus todo poderoso.
2 - Qual é a sua escolha?
Ter dinheiro e muito bom, mas não deve ser tudo na nossa vida, devemos submeter toda a nossa vida a Deus inclusive as nossas finanças, pois o amor a isso é idolatria. Desta forma estaremos evitando uma serie de dificuldades que sobrevirá se insistirmos em levar a diante a busca incessante pelas riquezas, deixando de lado a submissão a Deus e  voltando toda a sua atenção as riquezas que possuirmos, Jesus é enfático em nos mostrar que temos que fazer uma escolha. ( Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois Senhores; porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir Deus e às riquezas.)  Há uma necessidade de tomarmos uma posição, de fazermos uma escolha, se seguimos deixando que Deus nos guie em todas as alas da nossa vida, inclusive nas nossas finanças. Ou se seguiremos sozinhos na busca pelas riquezas, deixando de lado às orientações divina,  Portanto temos que fazer uma escolha, serviremos a Deus ou as riquezas? Esta escolha é sua, é minha, é nossa, o fato é que, ou estamos de um lado ou do outro! Eu prefiro a Deus, e você?
3 - O dinheiro não nos satisfaz
A felicidade não depende do dinheiro! Quem tem muito dinheiro também tem muitas responsabilidades e preocupações. Isso faz com que a pessoa deixe de ser feliz, pois, as suas preocupações os engole fazendo com quer sua rotina o prive de está com seus filhos, esposas e familiares muito mais tempo do que deveria devida a busca incansável pelos lucros que nunca os deixa satisfeitos. Desta forma, nunca encontraremos a paz que necessitamos, pois estamos sempre em busca daquilo que não nos trará a verdadeira felicidade e satisfação. (Eclesiastes 5:10 Quem ama o dinheiro nunca terá o suficiente; quem ama a riqueza nunca ficará satisfeito com o lucro. Isso também é ilusão! ) Quando buscamos este tipo de vida também ficamos refém e pagaremos o preço como em tudo na nossa vida. Portanto cabe a nós mesmo fazermos uma avaliação para podermos tomar qualquer decisão sobre o assunto, nunca deixa de termos a plena consciência de que o dinheiro poder ser bom que tenhamos más não nos satisfaz e que a nossa felicidade não deve depender dele, pois é pura ilusão!
4 - Riquezas nem sempre é benção para nós
Muito dinheiro não acalma a consciência, isso é um fato! Portanto nunca devemos achar que por termos muito dinheiro viveremos no mar da tranqüilidade isto também é uma grande ilusão! A maioria das pessoas desejam, ter muito dinheiro segundo elas isso as deixará em uma posição melhor, terão tudo que quiser, não são capazes de raciocinar que nem tudo relacionado a riquezas vem acompanhado benção, este é sem duvida um terrível engano! (Provérbios 15:16 Melhor é ter pouco com o temor do Senhor do que ter um grande tesouro acompanhado de inquietação. ) Na verdade há um grande equívoco quando o assunto é ter tudo aquilo que se pode ter, isso trará para nós grandes conseqüências, pois o pouco com a benção do senhor e melhor do que o muito acompanhado de tribulações e inquietações.
 5 - O dinheiro falha, Deus jamais falhará

O dinheiro desaparece com rapidez e facilidade, podemos estar ricos em um dia, e perder tudo no outro. Por esta razão o melhor é não confiar nas riquezas, e ter em mente que devemos confiar em Deus pois ele jamais falhará, em quanto o dinheiro este sim falhará. Nunca devemos depositar nossa confiança nas riquezas. (1 Timóteo 6:17  Ordena aos ricos deste mundo que não sejam orgulhosos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede amplamente todas as coisas para delas desfrutarmos; ) Não tenhamos duvida de que o melhor e confiarmos em Deus que é infalível, do que confiarmos nas riquezas que são falível e não nos trás felicidade, mas sim dificuldades e preocupações. Devemos evitar que o orgulho que nos faz colocarmos toda a nossa esperança nas riquezas, não nos cegue a ponto de não percebermos que o dinheiro falha, mas, Deus não!