quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019


Deus ouve todas as orações?


Postado Por; Carlos Eduardo

Qual a oração correta?
Esta é uma pergunta que todos fazem quando o assunto é a oração, saber ou não a forma de orar fará toda a diferença. A oração é um diálogo intimo com o criado, é um momento de proximidade que temos com ele, por isso que se faz tão necessário sabermos a forma correta de orar. ( Provérbios 28:9 Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis.) A oração é uma das principais formas de desenvolver intimidade com Deus, e para isso é preciso que se ore da forma correta, más para  que oremos da forma correta precisamos observar alguns pontos, a oração precisa está em harmonia com a vontade de Deus e não com a nossa, este é um dos pré requisito para sermos bem sucedido. Portanto a oração correta precisa obedecer aos padrões de Deus e está em obediência com ele, se não observarmos isto não estaremos orando da forma correta.

Como orar?
Existe muita confusão na hora de orar, as pessoas buscam uma forma de oração que aprendeu com sua mãe, com seu pai, ou até mesmo com seus avôs, ou seja, segue uma tradição. Há diversos tipos de oração, e neste contexto as pessoas se perdem na forma de como orar, e acaba orando conforme lhes é conveniente e não tendo a noção de como orar.  (Mateus 6:7-8 E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.) Muita gente faz sempre a mesma oração, a do pai nosso, dizem sempre a mesmas coisas, parece uma coisa mecânica, achando que a forma de orar é esta, nós sabemos que não, más como orar então? O texto responde a própria pergunta, ele nos ensina que a oração é pelas necessidades de cada um, e não a repetição das mesmas coisas o tempo todo.

Qual a oração que Deus ouve?
Não é verdade a tese de que Deus ouve todas as orações, quem fizer esta afirmação está afirmando de forma equivocada. Em primeiro lugar há regras de conduta para aqueles que deseja estabelecer uma relação mais próxima com o criador, e a oração define bem isto. Se quisermos ser ouvidos por Deus em oração devemos ter uma conduta ilibada, e uma relação mais próxima com ele, pois Deus não responde a pedidos contrários à sua vontade. (1 João 5:14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.) Deus não ouve alguém que faz coisas erradas. Deus não responderá se você orar para ganhar na loteria. Deus não é um gênio da lâmpada para você chamar quando quiser. Mas isso na realidade é algo bom. Afinal, imagine as coisas que as pessoas seriam capazes de pedir a Deus! Isso seria preocupante, não concorda? Por esta razão Deus não ouve todas as orações, e sim as que estão em harmonia com a sua vontade.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019


4- Lições da parábola do filho pródigo


Postado Por; Carlos Eduardo

1- Decisão errada
Quem nesta vida nunca tomou algum tipo de decisão, e depois quando si deu conta pode perceber que tinha tomado a decisão errada, isso é muito comum, e também não é novo, desde os tempos de outrora que isso acontece. Esta sem dúvida é uma lição que não devemos desconsiderar, pois a maioria destas decisões não são planejadas e torna a chance de fracasso muito mais real, quando desconsideramos tais decisões pelo fato de estar focado em um objetivo, podemos cair em ruínas. (Lucas 15:13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.) A decisão errada pode causar um efeito devastador, podemos sem perceber acabar com tudo que conquistamos, e principalmente, se nos locomover para longe de tudo e todos, para viver uma vida que aos nossos olhos parece ser o melhor, portanto o melhor a fazer é evitar tomar decisões erradas.

2-desequilíbrio
Momentos bons e ruins sobrevêm a todos, a diferença é se estamos devidamente preparados para tal, a vida é feita de cálculos e quando não fazemos pagamos o preço, isto é uma regra. Veja que quando desperdiçamos e não conseguimos notar que a conta virá iremos ter sérios problemas, foi assim com o filho pródigo da parábola de Jesus, e será conosco também, qual a diferença? Se viermos a ter o mesmo desequilíbrio que ele? Nenhuma! ( Lucas 15:14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.) O desequilíbrio desenfreado pode nos deixar em sérios apuros, quando deixamos de entender que tudo se acaba, e que nada dura para sempre, fica mais fácil de se equilibrar, agora se nos posicionar contrário a qualquer dificuldade que por ventura poderar nos sobre vir, iremos pagar o preço, esta é uma lição que nos faz buscar sempre o equilíbrio para não pagar o preço.

3-Arrependimento/ reconhecimento
Há um ditado bastante popular que diz que o arrependimento chega sempre mais tarde, este ditado poderia até não existir naquela época em que Jesus viveu aqui, mas já fazia sentido, ele é fruto da tomada de decisões erradas e do desequilíbrio, isso não há como negar, e aqui isto fica mais evidente. Existe nestas situações, algumas coisas a considerar, como por exemplo, há pessoas que reconhece que fez a coisa errada, há outras que insistem em não reconhecer que fez algo de errado e por isso está pagando o preço, neste caso aqui o arrependimento foi explícito. ( Lucas 15:21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.) Reconhecer é uma virtude isso não irá anular a decisão tomada, más já é um bom começo para reconstruir o que foi perdido, quando nos arrependemos de algo as nossas chances de dá a volta por cima e reescrever uma nova história passa a ser real e concreta, pois mostra amadurecimento e vontade de mudar, desta forma não tenhamos dúvida de que o melhor caminho para a mudança começa com o ato de arrepender-se e reconhecer que cometemos erros.

4-Aceitação
Muitas pessoas têm dificuldades em aceitar algo, isso não acontece só com pessoas estranhas, e entre familiares isso também é comum, como por exemplo, há pai que tem dificuldade de aceitar um filho que cometeu algum tipo de erro, há irmão que também porta esta dificuldade. Muitas as vezes depende muito da atitude cometida pela outra pessoa, e esta parábola foi exatamente para chamar a atenção daqueles que naquela época também tinha muita dificuldade em aceitar atitudes como estas, o que não é diferente de hoje, só que segundo a parábola de Jesus a atitude daquele pai foi surpreendente. ( Lucas 15:24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.) A aceitação daquele pai para com o filho deve nos motivar a fazer o mesmo, não importa o que tenha feito, más sim a atitude de entender e reconhecer que tomou a decisão errada, foi desequilibrado, e que percebeu isso a tempo, e voltou para corrigir, e pode contar com o poder de aceitação e amor demonstrado pelo seu pai. Claro que a parábola foi usada  com pessoas terrenas, para ilustrar o que de fato se dar, com o pai celestial, quando tomamos a decisão errada, caímos no desequilíbrio, más nos arrependemos e reconhecemos teremos à aceitação dele, pense nisto!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019


5-Lições sobre a tragédia de Brumadinho-MG


Postado Por; Carlos Eduardo

1-Não devemos ser negligentes
Toda tragédia não acontece por acaso, isso é um fato! Quando tragédias acontecem há sempre fatores que ligam o fato a alguma coisa, neste caso não é diferente. Não podemos ir adiando as coisas simplesmente por achar que nada vai acontecer e que as possibilidades são remotas para tal ato vir a se tornar real, é aí que mora o grande perigo, o achismo pode trazer sérias conseqüências. ( Provérbios 18:9 Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.) Sem dúvida houve o aviso de que algo não estava bem, o problema é, com aqueles que ouviram, pois ouviram e fizeram pouco caso, ou até mesmo por alguma razão desconsideram, movido por alguma coisa que os fizeram agir com negligencia, ocasionando esta tragédia sem precedentes.

2-Temos que agir com a prevenção
Quando vamos fazer algo, devemos avaliar a situação de forma cuidadosa, levando em consideração todas as possibilidades, não é, e nem será correto fazer vista grossa por alguma interferência muitas vezes externa, isso pode nos levar um desastre da proporção do que aconteceu em Brumadinha. Este acontecimento deixa muito claro para nós, e nos alerta para importância de trabalharmos com o cuidado e a prevenção. (Salmo 78:71 Àquele que cuida em fazer mal, chamá-lo-ão de pessoa danosa.) Quando detectamos algo que envolve qualquer risco e simplesmente não levamos em consideração, passamos à agir com a intenção de fazer algum tipo de mal, e isso foi intencional, então o ato passa a ser danoso, portanto para evitar tal ato precisamos trabalhar com a prevenção, você já se perguntou sobre o acontecimento em brumadinho? Será que faltou prevenção? A resposta é bem óbvia, claro que sim!

3- A vida humana em primeiro lugar
A gente começa a imaginar a dimensão desta tragédia, e o que vem em nossa mente é a seguinte pergunta, houve algum respeito pela vida humana por parte daqueles que estão com o poder? A resposta é bem simples! Muitos até podem dizer que houve más será? O que vimos ali foi o desrespeito com a pessoa humana. ( Jó 12:10 O homem não conhece o seu valor, e nem ela se acha na terra dos viventes.) A vida humana jamais poderia ter sido deixada de lado. Pois em qualquer circunstância a vida humana deve ser preservada e colocada em primeiro lugar, se o que aconteceu naquela semana em Brumadinho, fosse colocado a vida humana em primeiro lugar teria evitado esta catástrofe, o homem deixa para trás uma serie de coisas, inclusive o seu valor e sua dignidade, estes são algo muito precioso. Com certeza esta tragédia nos trouxe um pouco mais de sabedoria, se estivesse havido respeito com a vida humana esta situação teria sido evitada.

4-Deixar de lado a ganância
Esta tragédia nos faz entender o quanto o ser humano está ligado ao materialismo, isso faz com que a maldade cresça em uma escala assustadora. A ganância realmente não tem limite, ainda que vidas estejam em jogo, isso foi o caso do que aconteceu em Brumadinho, a busca incessante pelo dinheiro fez com que vidas se perdessem, vemos pessoas que se perguntam o porquê isso aconteceu? E na busca por respostas, muitos infelizmente não consegue concluir que toda esta tragédia está ligada à ganância. Presenciamos diante de toda esta tragédia o quanto a falta de prudência, o desrespeito com vidas humanas, e a negligencia e capaz de fazer, e o que nos resta, é de forma estarrecida contar os mortos. Se não deixarmos de lado esta ganância inútil e a busca por margens de lucros e fatia de poder, e mais sem levar em consideração que tudo isso nos levará a ruínas, continuaremos como mortos, enterrando mortos.

Amor ao próximo
Ao longo de anos o ser humano tem se tornado escravo de suas próprias ações, seus vínculos com o materialismo tornou-se algo que os faz esquecer que somos seres humanos, nos tornando apenas seres e nada mais. A tragédia de Brumadinho expõe mais uma vez a cortina de fumaça que existe entre ser humano e o materialismo. Vidas foram ceifadas, famílias dilaceradas, tudo isso em nome de quem! Em nome de que? A resposta é uma só! A famigerada busca pelo dinheiro, os fazendo esquecer que devemos buscar um equilíbrio, e que deixar que isso se sobreponha ao amor ao nosso semelhante tais atos certamente virá a galope, e que o mal será iminente. ( Romanos 13:10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.) Quando não conseguimos fazer esta distinção é sinal claro que nos contaminamos a tal ponto em que para nós nada mais importante do que lucrar, lucrar e lucrar às custas de vidas inocentes como aconteceu em Brumadinho. A total falta de amor ao próximo existentes em nossos dias nos trás tragédias com estas proporções, que de agora por diante busquemos agir sem ser negligentes, más sim prudentes, e não gananciosos e sim colocando em primeiro lugar a vida humana, com amor ao próximo...força população de Brumadinho, Deus está com todos vocês!