quarta-feira, 12 de julho de 2017

4- Lições importantes do confronto de Davi com o gigante Golias


Postado Por; Carlos Eduardo
1- Oportunidade
O jovem Davi nada mais era do que um pastor de ovelhas, era assim conhecido nas intermediações, era também talentoso com sua harpa musical, então Ele se depara com uma situação nada comum quando foi ao encontro de seus irmãos, em um momento delicado vividos por eles eram soldados de Israel e naquele momento havia um oponente difícil e até então invencível chamado Golias o filisteu, que desafiava a todo o momento os soldados do povo de Deus. O jovem pastor de ovelhas ouvia os soldados aflitos, assustados e sem esperança falarem da recompensa para quem derrotasse aquele gigante filisteu, mas nenhum deles se atrevia a tal feito. (1-Samuel 17:25 e diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o acumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel.) Ao ouvir o que os soldados falavam o jovem Davi viu a oportunidade para ele mudar o rumo da sua história, não deve ser diferente conosco hoje em dia, devemos está atentos e aproveitarmos as oportunidades que está diante de nós, ainda que pareça impossível.  
  
2- Confiança
Era clara e notória a diferença entre Davi e aquele gigante, não era muito difícil notarmos que aquele jovem não seria páreo para aquele gigante. Ele sozinho desafiava todos os soldados treinados de Israel e ninguém tinha coragem de enfrentá-lo, e mesmo treinados para grandes batalhas não tinham confiança de que poderia vencê-lo! Más o jovem Davi tinha a confiança de que o venceria, pois algum tempo antes tinha vencido adversários poderosos. (1-Samuel 17:36 O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.) Neste momento Davi mostra confiança não só em si mas  no Deus de Israel que antes o tinha ajudado a vencer o leão e o urso, então não havia duvida, o jovem estava certo de que venceria aquele gigante, e mais uma vez mostrava confiança no Deus invencível! Não importa o tamanho da dificuldade devemos ser confiantes de que com a ajuda de Deus venceremos!

3-Determinação
Naquele momento de desalento que Israel estava vivendo, o desânimo era uma coisa notável, eles não sabiam o que fazer a derrota para eles era certa, o adversário era imbatível! Então Saul chefe do exército de Israel encontrava-se em um quadro de desânimo total, pois ele via o fim daquela nação e não poderia fazer nada, por esta razão encontrava-se triste e desorientado.(1-Samuel 17:32 Davi disse a Saul: Não desfalaça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.) Com esta atitude o jovem Davi demonstra determinação, surpreendendo a Saul. Quando ele se coloca na condição de ir enfrentar um adversário tão poderoso quanto o gigante Golias, então Saul imediatamente reage como qualquer outra pessoa naquela situação dadas as proporções, más Davi mostra que não importa o tamanho do problema, se sermos determinados e crermos que Deus estará conosco assim como aconteceu com Davi, iremos vencer!

4-certeza da vitória
O histórico de Davi antes deste confronto com Golias já havia sido narrado por ele mesmo, quando enfrentou e venceu dois adversários poderosos contra um jovem rapaz, imagina lutarmos contra um leão ou com um urso, as nossas chances são mínimas! Davi agregava estes dois confrontos onde Deus estava com ele e, portanto ele os venceu, por isso Davi tinha esta certeza de que sairia vitorioso! (1- Samuel 17:46 Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há  Deus em Israel.) Davi não tinha nenhuma duvida de que venceria aquele gigante, pois do seu lado havia um Deus poderoso, que antes já havia estado com ele em outras duas batalhas vencidas por ele. Davi tinha certeza da vitória! Portanto sejamos como Davi, não importa quão grande seja a dificuldade, se aproveitarmos a oportunidade sermos confiantes e determinados assim como foi Davi, acreditando no Deus todo poderoso, teremos certeza de vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário