quarta-feira, 19 de julho de 2017

5-Lições da obediência do jovem Daniel e as bênçãos recebidas

Postado Por; Carlos Eduardo
1-Não se contaminou
Imagina sermos levados a um lugar muito distante e totalmente estranho? Como iremos nos adaptar? E se formos muito jovens conseguiremos nos manter de pé? Isso aconteceu com o jovem Daniel! Ele foi levado cativo ainda muito para uma terra muito distante chamada babilônia. Daniel era um jovem hebreu com costumes diferentes dos que havia naquela terra longínqua, onde se adorava outros deuses e se consumia alimentos impuros, então Daniel tomou uma decisão muito importante, decidiu não se contaminar com os costumes errôneos daquela terra. ( Daniel 1:8 resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.)  Que atitude corajosa e leal daquele jovem para com seu Deus! Naquele momento para Daniel contavam-se os valores e princípios que norteavam a sua lealdade com o Deus dos hebreus.

2-Obediência
Daniel tornou-se um homem obediente a Deus e logo isso tornou-se publico e Daniel ficou então muito conhecido. Naquela terra desconhecida Daniel viria a enfrentar grandes problemas por causa desta obediência, pois naquele país havia uma cultura predominante de adorações a outros deuses, o que iria acarretar grandes dificuldades para Daniel e suas convicções. Isso ficou claro quando pessoas conselheiras próximas do rei disseram que  o rei deveria fazer um decreto que proibisse qualquer pessoa fazer petições em oração a qualquer Deus que não fosse o rei. O objetivo era exatamente barrar a Daniel, o que não aconteceu. ( Daniel 6:10 Daniel, pois, quando soube que as escrituras estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, e se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu deus, como costumava fazer.) Daniel continuou firme em sua obediência a Deus, ele não levou em conta nada que não viesse do seu Deus, e portanto manteve a sua rotina de orações e súplicas, não se importando com o que pudesse acontecer, para Daniel Deus estava em primeiro lugar.

3-Conspiração
Diante da objeção de Daniel, entrava em vigor um plano para destruí-lo, pois o objetivo daquele decreto ao qual o rei tinha assinado era exatamente um plano ardiloso contra Daniel, pois sabiam da sua obediência ao seu Deus. Daí em diante começaram a colocar em pratica, com o objetivo de que isso chegasse ao conhecimento do rei, ou seja uma possível desobediência de Daniel aquele decreto. Más para isso eles precisavam de um flagrante, então foram atrás. ( Daniel 6:11 Então, aqueles homens foram juntos, e, tendo achado a Daniel a orar e a suplicar, diante do seu Deus, 13 Então, responderam e disseram ao rei: Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, não faz caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes, três vezes por dia, faz a sua oração.) Aí está claro a conspiração contra Daniel, eles buscaram achar Daniel em desobediência ao decreto do rei, para tirar-lo de circulação, pois temiam que ele influenciasse outras pessoas  a buscar o seu Deus.

4-Livramento
Com a postura de Daniel ficou logo evidente que algo estava prestes a acontecer, ele tinha infligido um decreto do rei, isso sem duvida ira lhe acarretar duras penalidades, pois era isso que aqueles homens queria, porque no decreto estabelecia-se punições para os infratores. ( Daniel 6:16 então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus a quem tu continuamente serves, que ele te livre.) O rei não sabia, mas ele esta certo quando disse a frase, que teu Deus a que tu serves, que ele te livre! Foi exatamente isso que iria acontecer mais tarde, Daniel receberia o livramento da parte de Deus. ( Daniel 6:22 O meus deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões,para que não me fizessem dano, porque foi achado em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei não cometi delito algum.) Graças a obediência e lealdade de Daniel ao seu Deus ele saiu ileso daquela situação de perigo, e a evidência do poder de Deus ficou explicita, e quem confia nele recebe o livramento!

5-Prosperidade

A trajetória de Daniel naquela terra desconhecida não foi nada fácil, mas a firmeza dele com seus princípios, realmente fizeram a diferença. Daniel não abandonou as suas convicções, pelo contrário ele se manteve firme suportando toda a tribulação que lhe sobreveio e como resultado disso ele prosperou. ( Daniel 6:28 Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.) Daniel nos trás uma reflexão, não importa onde estamos e como estamos, o que realmente importa é as nossas convicções valores e princípios fundamentados na nossa crença em Deus, dificuldades, conspirações e tribulações todos nós teremos que enfrentar, mas precisamos nos manter firmes, não nos deixando contaminar-se e sempre cultivar a obediência a Deus que é quem nos dar o livramento e nos faz prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário