quarta-feira, 5 de julho de 2017

5- Dicas para resolver conflitos na família e na vida


Postado Por; Carlos Eduardo

1-Não pague com mesma moeda
Quando nos deparamos com um conflito seja na família, no trabalho, ou em qualquer ala da nossa vida, o que fazer? Será que devemos reagir da mesma forma? Em momentos como estes não há uma previsão de reações. Por esta razão é que devemos ficar atentos e tomar muito cuidado no que se referem as nossas reações, pode não ser da forma que queríamos que fosse, o que temos que fazer e tentar de alguma forma administrar aquele momento que nos deparamos, ao invés de instigar a situação, ou seja, alterar os ânimos. (Provérbios 26: Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.) Não podemos reagir da mesma forma, pois iremos estar contribuindo para que a situação fique ainda pior, portanto o melhor a fazer é não pagar com a mesma moeda, ou seja, agirmos de forma serena fazendo o uso de palavras cuidadosa para baixar os ânimos, buscando o entendimento.

2-Espere até se acalmar
O melhor que podemos fazer diante de um conflito nada mais é do que nos mantermos calmos e serenos, assim vai ficar mais fácil para resolvermos a situação sem que ela fuja do nosso controle. Nesta hora em que os ânimos estão exaltados, esperar com paciência até a situação se tranqüilizar e a melhor opção, para não se desencadear um conflito ainda maior. ( Provérbios 17: 14 Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixa.) Quando não avaliamos a situação a generalização do conflito fica ainda mais eminente, e uma vez acontecendo fica quase que impossível de controlar, e o caos se estabelece. Portanto nunca se comporte na mesma proporção do conflitante, espere até que tudo se acalme e assim retomará o controle da situação.

3-Pense bem no que você precisa dizer e como vai dizer
Uma das regras principais na condução de uma situação de conflitos é a forma de postura que vamos adotar diante do problema. Devemos fazer uma rápida avaliação de como iremos adotar medidas que venha a ser eficaz no controle da situação para obtermos êxito. Pensar no que iremos dizer naquele momento e também como vamos dizer poderá ser crucial já que palavras malditas em situações como esta pode agravar ainda mais o problema. ( Provérbios 12: 18 Alguém há cujo tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina.) Agir com sabedoria nestas circunstâncias é a melhor forma de evitar que o conflito tome proporções incalculáveis, por isso se faz tão necessário fazermos o uso de palavras brandas e bem colocadas para que não venhamos a ter grandes problemas na administração de conflitos, palavras sábias produz grandes resultados!

4-Fale num volume agradável e de modo bondoso
Uma das coisas mais comum em conflitos é a gritaria, e a exaltação dos ânimos, pois o momento e tenso e falar sem gritar torna-se quase que impossível, as pessoas estão nervosas e sem controles de si mesmas, isto é sem duvida o combustível que está alimentando o conflito. Desta forma só iremos obter algum êxito se mudarmos a nossa postura evitando gritaria e palavras que contribua para que a situação fuja do controle. ( Efésios 4: 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera,e ira, e gritaria,e blasfêmia, e bem assim toda malícia.) A forma de nos comportar diante de um conflito se faz exatamente, de como iremos lidar com a situação, o nosso comportamento será crucial, não podemos de forma nenhuma entrar no jogo do conflitante, deixar que o nossos ânimos se exalte nas mesmas proporções do conflitante, portanto  devemos usar de palavras que tenha uma tonalidade agradável e também acompanhada de bondade e sobre tudo paciência.

5-Peça logo desculpas e diga o que você fará para corrigir a situação

Reconhecer quando estamos errados é uma forma eficaz e sábia para por fim de vez em um conflito, isso é uma qualidade que se encontra em poucas as pessoas, pois é preciso agir com humildade e nem sempre há pessoas com esta atitude.  Pedir desculpas não é tarefa fácil para algumas pessoas, e isso agrava o conflito, deixando o problema cada vez mais longe de uma solução. ( provérbios 6:3 Agora, pois, faze isto,filho meu, e livra-te, pois caiste nas mãos do teu companheiro: vai , prosta-te e importuna o teu companheiro;) Na solução de qualquer conflito há uma necessidade de se fazer uma auto correção, quando se reconhece o erro, naturalmente se começa a caminhar na direção certa. Se queremos definitivamente resolver o problema, portanto o passo mais correto e pedir desculpas e dizer que tão logo irá corrigir a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário