sábado, 26 de dezembro de 2020

                      CARTA DE AGRADECIMENTO E REFLEXÃO 

Olá, em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os leitores do blog bíblia em foco. Desde de sua existência, ou seja, há três anos atrás, tenho a satisfação de agradecer pelos acessos no decorrer de cada ano, e no final explanar isto. Reconheço que este ano foi e ainda está sendo muito difícil, não foram poucas as adversidades. Logo mais um pouco, mais um novo ano estará chegando, e com ele novas expectativas.  Sonhos e planos se renovam, e renasce novas esperanças. Talvez este ano que logo termina, ficará marcado em nossas mentes e corações, não posso afirmar se para sempre, ou se por um longo período. O fato é que nos trouxe um grande aprendizado. Deixo aqui a minha solidariedade e respeito às famílias das mais de cento e noventa mil vítimas da pandemia da covid-19 em nosso país. Seria muito egoísmo da minha parte não estender esta solidariedade e respeito, em esfera global, às famílias que também perderam seus entes queridos em diversos países. O que o ano de 2020 trouxe de negativo  já sabemos, agora o que ele trouxe de positivo? Será que em meio a tantas coisas ruins, nada de bom aconteceu? Eu os convido a analisar algumas situações; Sem dúvida, uma das coisas boas que ele trouxe à luz, foi à arrogância e a falta de limites tão presentes em nós seres humanos. Sempre nos foi tão peculiar achar que estamos no controle de tudo. Diante disto, ficou muito claro que realmente não estamos! Nações inteiras sem rumo e sem respostas, tiveram que se ajoelharem ante as circunstancias. A busca desesperada por soluções continua, e pelo jeito continuará. Acredito eu, e sem nenhum exagero, que talvez este referido ano tenho sido nas últimas décadas, quiçá séculos, o ano em que Deus está, e esteja, sendo tão clamado. Que o ano que se aproxima seja para todos nós um reduto de humildade, e principalmente de reconhecimento das nossas limitações. Limitar-se ao tempo, espaço e circunstância, será o primeiro passo para um futuro vitorioso. Entender nossas limitações e dependência de Deus, nos fará não só como pessoas, más como uma nação melhor. Que este Deus  tão clamado de forma tardia, possa em sua infinita misericórdia  nos trazer dias melhores, repletos de esperança e de cura para esta humanidade em todos os seus aspectos...desejo a todos que nunca percam a esperança em dias melhores, e que este novo ano possa ser diferente, com novas conquistas para todos nós...estes são os votos do blog bíblia em foco, e se não for pedir muito, continue acessando, e se possível compartilhe com outros.

ATT; Carlos Eduardo




sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 

2020















Postado por; Carlos Eduardo

Perspectivas

Como é comum em toda chegada de um novo ano, não foi diferente desta vez. Era o final do ano de 2019, e o término de um ano, marca a chegada de um outro, e junto as perspectivas que alimentam novas esperanças. E em primeiro de janeiro marca a chegada de 2020, regada a grandes comemorações, as pessoas eufóricas buscam objetivos, ou seja, as realizações de seus sonhos. Suas perspectivas não duraram muito! O futuro logo se tornou uma incógnita, incertezas começaram a surgir, e a perspectiva de um caos tornou-se evidente, substituindo as perspectivas positivas das realizações, ficaram só nas perspectivas, infelizmente! Más será que em todo este caos, iremos deixar que todas as nossas perspectivas criadas lá atrás fiquem realmente lá atrás? Ou buscaremos forças para reavivá-la? Bem estas são perguntas com respostas individuais de cada um. Más onde buscar foças, e a quem recorrer? A resposta a esta pergunta só encontraremos na palavra de Deus, à bíblia. (Isaías 41:10 Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.) Há sempre uma esperança para alimentar nossas perspectiva, e o melhor de tudo é que esta esperança vem de uma força motriz chamada Deus, força infalível e confiável.

Frustração

Quantas vezes fazemos planos e planos, criamos projetos em todos os campos da nossa vida. Isso se torna cada vez mais comum no final de um ano para o início de outro. Projetos que não foram possíveis de ser realizados por uma ou outra razão, más que se renova a cada chegada de um novo ano. Sabemos que a frustração existe desde sempre, e esta não a questão referida aqui, estou falando da intensidade a qual esta frustração vem se tornando tão comum e em especial neste ano. Más como podemos lidar com esta situação? Será que a frustração irá nos vencer? O pior é que frustração detona uma série de sentimentos nocivos. As frustrações que advém a nossa vida despertam volições qual a raiva é uma espécie de gatilho que detona distúrbios emocionais que afligem a alma. Tudo irá depender de como iremos lidar com tudo que estar acontecendo. Temos na palavra de Deus à bíblia, a verdadeira ferramenta de batalha contra tudo isso. (Salmos 27:14 Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.) Note que o texto, trás duas frases interessantes, seja forte! Que significa não desistir, aguentar firme, a segunda, coragem! Que significa insistir persistir. Observe que a fala do salmista em nenhum momento nos incentiva a nos acomodar, ao sermos frustrados com alguma coisa. Pelo contrário, nos incentiva a ir em busca, e fazendo isso, apenas esperar o toque final, daquele que é infalível, o Deus todo poderoso!


Esperança

Nós seres humanos temos uma capacidade impressionante tanto em adquirir quanto em perder as esperanças, e o que agrava esta condição é que muitas vezes colocamos nossa esperança nas coisas erradas, como por exemplo; No dinheiro, no emprego, em pessoas, em nossa capacidade, e nunca as vezes imaginamos que estas coisas podem ser facilmente superadas pelas circunstâncias de espaço e tempo. O fato de algumas vezes cometermos equívocos sobre o que e a quem depositar as nossas esperanças, não poderá servir de empecilhos para desistirmos, pois a esperança produz bons efeitos na vida, isso deve ser a nossa base. Se vivemos com confiança, o medo diminui, crescemos na perseverança e somos mais alegres. ( Naum 1:7 O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,) Confiar em Deus é a atitude mais acertada que um ser humano pode ter. Isto porque essa confiança nos dá segurança, alegria e força para enfrentar qualquer desafio que esteja a nossa frente. Sem dúvida este ano nos trouxe muitas coisas, decepções, tristezas, e sobre tudo, um futuro incerto. Não perder, ou não ter perdido a esperança, significa olhar para atrás e dada a circunstância dizer, estou vencendo! Ou venci! E 2020 ficará apenas na história, e entre perspectivas, frustrações e esperanças, ele fará parte da minha, e da sua história!


quinta-feira, 15 de outubro de 2020

 

Perdão 70x7



Postado Por; Carlos Eduardo

Todos querem ser perdoados más quantos querem perdoar? Esta é sem dúvida, a grande questão! Esse foi um grande desafio lançado sobre a nossa capacidade de aprender a perdoar. Agora vamos para uma matemática rápida, 70 vezes 7, é igual a 490! Já imaginou, ou tentou imaginar, todas as vezes que você perdoou uma pessoa? Você com certeza, iria perder as contas antes de chegar a 30 vezes. Agora quanto mais 490 não é verdade. Imagine que Jesus disse isso para nos mostrar que devemos perdoar sempre. Mas perdoar é difícil. Como podemos superar a mágoa e oferecer perdão, mesmo quando a outra pessoa não merece? Note que Jesus também nos dá a resposta. Depois de dizer que devemos perdoar 70x7, Jesus contou uma parábola sobre um homem que devia muito dinheiro ao seu patrão. Ele devia tanto que nunca poderia pagar, nem se tivesse várias vidas! Ao interpretar esta parte da parábola é possível perceber a dimensão da dívida, e a capacidade do perdão de seu patrão, ao qual aquele homem implorou, e sua dívida foi perdoada. Mais tarde, o servo perdoado encontrou outro homem que lhe devia um pouco de dinheiro. Ele exigiu o dinheiro e não teve dó quando o outro homem lhe implorou por misericórdia, lançando-o na prisão até pagar a dívida, note que não houve no homem perdoado a mesma capacidade de perdoar, mesmo o pecado daquele homem que lhe pediu misericórdia ser menor. O patrão ouviu o que ele tinha feito e ficou muito zangado, porque seu servo não tinha aprendido nada ao ser perdoado. Por isso ele entregou o servo para ser torturado até pagar sua dívida. ( Mateus 18: Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.) Sempre que cometemos um erro, quase sempre buscamos o perdão e nos tornamos iguais ao servo da parábola de Jesus, no sentido de busca ao perdão. Más será que ao sermos perdoados, estaremos disposto a perdoar? Porque não foi o que aconteceu no final desta história. Em qual posição vamos querer está nesta histórias? Na de receber o perdão e perdoar? Ou na de receber o perdão e não perdoar? Se os nossos pecados foram todos perdoados, como podemos recusar perdoar quem peca contra nós? Se não perdoamos, mostramos que não entendemos ainda o perdão de Deus. Será que podemos mesmo nos chamar de cristãos se nos recusamos a perdoar? Perdoar não é fácil. Mágoa e outros sentimentos ruins nem sempre desaparecem de uma hora para outra, más tudo começa quando estamos dispostos a perdoar. E nunca devemos esquecer que o perdão de Deus é nossa grande motivação para perdoar. O primeiro passo para perdoar é lembrar quanto Deus nos perdoou. Agora devemos ficar atentos no sentido de que, perdoar não significa continuar em uma situação abusiva ou perigosa. Significa largar o ressentimento e a vontade de retribuição. Você tem todo direito de se proteger e evitar situações ruins. Isto é um fato!


sábado, 5 de setembro de 2020

DEUS EXISTE?














Há alguma evidência de que existe um Ser superior que se importa conosco? O universo e a vida foram planejados, ou tudo teria surgido como obra do acaso?

Esta pergunta costuma ser o ponto de partida para debates acirrados entre aqueles que acreditam e aqueles que negam a existência, e por isso o assunto é tão polêmico. Uma pesquisa encomendada pela rede BBC em dez países mostra que 92% dos entrevistados crê em Deus ou em algum poder superior inteligente. No entanto, esse tipo de opinião não é como uma fórmula matemática que pode ser comprovada ou desmentida através de cálculos e experimentos em laboratório. Trata-se, basicamente, de uma questão de fé. Mesmo assim, isso não significa que não há evidências em favor da Divindade. Várias pessoas já foram desafiadas a provar a existência de Deus racionalmente, e diversos argumentos convincentes surgiram ao longo da história. A intenção aqui, não é apresentar uma comprovação científica, mas mostrar que é possível deduzir logicamente que Deus existe, pois, embora não haja provas experimentais, há evidências que apontam para um Ser superior. É como se disséssemos que Deus passou pela história e deixou Suas pegadas, cabendo ao homem agora segui-las a fim de encontrá-lo. Lembrando que a lista de argumentos racionais é imensa, segue aqui alguns

 Argumento cosmológico

O primeiro argumento é cosmológico, e está baseado na ideia de que tudo aquilo que tem um início, precisa ter uma causa original. Ou seja, as coisas não passam a existir por acaso, pois sempre há um elemento causador. Qualquer livro que você está lendo teve um início concorda? Isso significa que existe uma causa por trás de sua criação. Várias pessoas se mobilizaram para desenvolver os artigos e permitir a sua impressão gráfica, resultando no material que você tem em mãos. Até mesmo os eventos físicos seguem essa lógica. Um objeto só começa a se mover se existir uma força geradora. Uma bola que estava parada precisa ser chutada por alguém para se mover em direção ao gol. Durante um tempo, os cientistas acreditaram que o universo não teve um início, mas que sempre teria existido. No entanto, o físico belga Georges LeMetrie, em 1927, propôs a teoria de que, em algum momento do passado, todo o universo estava concentrado em um mesmo ponto do espaço, e após esse momento inicial passou a se expandir, permanecendo em expansão até hoje. Essa teoria foi aperfeiçoada pelo americano George Gamow, passando a ser conhecida como a teoria do Big Bang, por descrever uma “explosão inicial” que teria dado origem ao universo. Ora, se tudo o que teve um início teve uma causa, como afirma o argumento cosmológico, e o universo teve um começo, de acordo com a teoria do Big Bang, isso quer dizer que ele também precisa de um agente causador. O problema é que a ciência não é capaz de identificar o que (ou quem) seria esse agente, e mesmo que conseguisse, ele mesmo ainda precisaria ter uma causa. A não ser que esse autor não tivesse um início, pois, nesse caso, não precisaríamos encontrar uma causa para ele. Essa é justamente a condição de Deus! Veja o que a Bíblia diz, em ( Salmos 90:2, “Antes que os montes nascessem e se formassem a Terra e o Mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.”) Isso significa que Deus não tem início e nem fim, porque Ele existe “de eternidade a eternidade”. Portanto, a única explicação para a origem do universo seria um agente causador que não tem início, e essa posição só pode ser ocupada por Deus. Diante desse dilema, Oscar Niemeyer, um arquiteto brasileiro reconhecido mundialmente, e que era ateu declarado, disse o seguinte, em entrevista à Folha de São Paulo, em 27 de fevereiro de 2011: “Eu queria entender o Big Bang, afinal, pra ter uma explosão, é preciso haver matéria. Quem inventou a matéria do Big Bang?”

 Argumento do Design Inteligente

O argumento do Design Inteligente formou-se a partir da ideia de que a enorme complexidade e a perfeita ordem que podemos observar no mundo natural não seriam frutos de mera coincidência. Atualmente, vários cientistas trabalham com a hipótese de que existe um Projetista Inteligente responsável pela precisão que encontramos em todos os elementos da natureza. Desde o minúsculo átomo às gigantescas galáxias, tudo parece seguir um plano detalhado, e não o acaso. Imagine só: a Terra está a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol. Se o Sol estivesse um pouco mais distante, não haveria vida na Terra por causa do frio, e se estivesse um pouco mais perto, o calor destruiria tudo. Quem fez esse cálculo tão preciso? Não parece ser uma questão de sorte. Além disso, as formas de vida existentes em nosso planeta são evidências desse design. O instinto de localização das aves migratórias, a capacidade de camuflagem do camaleão, a metamorfose de uma lagarta em borboleta; tudo parece ter sido orquestrado por uma mente superior. Os próprios órgãos do nosso corpo são uma evidência de planejamento inteligente. O olho humano, por exemplo, é uma estrutura tão sofisticada que é impossível imaginar que seja o resultado do acaso evolutivo. Um sistema que permite a formação de imagens com uma resolução muito superior às máquinas fotográficas mais modernas, e que é formado por uma lente de foco variável (o cristalino) e um mecanismo que controla a entrada de luz (pupila), tudo funcionando ao mesmo tempo e instantaneamente. Uma obra-prima. Até mesmo o sistema de movimentação de uma simples bactéria é tão complexo que desafia a compreensão dos cientistas que não aceitam a existência de Deus. Como acreditar que todo esse nível de complexidade seja o resultado de mutações aleatórias, ao invés de um projeto original? Justamente por isso, a Bíblia diz que as pessoas não têm desculpas para não acreditar em Deus, pois Ele Se revela por meio das coisas criadas.( Romanos 1:20  Desde que Deus criou o mundo, as Suas qualidades invisíveis, isto é, o Seu poder eterno e a Sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma”.) Parece ser necessário muito mais fé para duvidar da existência de Deus do que para aceitá-la.

 

Argumento moral

Você já parou para pensar por que acredita que o ato de roubar é errado? É por que a legislação proíbe? E se não existisse uma lei civil que condenasse o roubo, você ainda continuaria achando essa atitude errada? Segundo o argumento moral, Deus é a referência para os valores que definem o que é certo e errado em nosso comportamento. É por causa dEle que ações como roubar, mentir e matar são condenadas. Se Deus não existisse, todos os nossos conceitos de “bem” e “mal” seriam artificiais, pois seriam determinados apenas pela sociedade, e não por um padrão absoluto que afeta todos os seres humanos. No mundo natural, por exemplo, quando um animal rouba a caça de outro, não está fazendo nada condenável. Não podemos julgá-lo, porque os animais não possuem nenhuma referência moral. No entanto, os seres humanos possuem conceitos de “certo” e “errado” que continuam valendo mesmo na ausência das regras da sociedade. Do contrário, acharíamos normal que membros de uma cultura onde o assassinato não é crime, matassem uns aos outros. A razão de sempre condenarmos certos comportamentos é o fato de que existe, dentro de nós, uma bússola moral, que aponta para um padrão imutável, independente das circunstâncias. Dessa forma, entendemos que não é a sociedade que fabrica os valores morais. Pelo contrário, ela apenas reflete os conceitos de moralidade que são comuns a todos os seres humanos. Nós acreditamos em ideais como bondade, justiça e honestidade porque esses valores já estão naturalmente em nosso coração, colocados ali por Alguém. Se Deus não existisse, tudo seria relativo e permitido. Foi graças a esses e outros argumentos lógicos que muitos que um dia negaram a existência de Deus passaram a defendê-la. O cientista Antony Flew foi considerado o maior ateu do século vinte. Ele escreveu mais de trinta obras filosóficas, e por cinquenta anos percorreu o mundo fazendo seminários, palestras e debates argumentando a favor do ateísmo, o que lhe gerou inúmeros seguidores e o título de “O ateu mais influente de todos os tempos”. O que surpreende, no entanto, é que essas informações sobre a sua vida estão registradas no prefácio de sua obra intitulada Um ateu garante, Deus existe. O que fez um ateu tão convicto e influente como Antony Flew mudar de ideia? Ele mesmo afirma que o raciocínio lógico o levou até Deus. No entanto, embora toda essa lógica aponte para um Criador, e seja capaz de direcionar as pessoas até Ele, não é suficiente para levar alguém a crer, de fato, em Deus. Há um componente essencial que precisa estar presente para que a existência Deus deixe de ser uma hipótese, e se transforme em uma certeza. A crença em um Ser superior vai muito além do que a lógica humana pode explicar. Mesmo que a razão seja capaz de fortalecer nossas convicções, apenas a fé pode nos levar a acreditar em Deus. E essa fé só pode ser plenamente exercida quando a pessoa decide ter um relacionamento com o Criador, e passa a experimentar a Sua presença individualmente. A partir dessa relação íntima, toda dúvida é dissipada, não por causa de argumentos filosóficos, mas porque o indivíduo finalmente experimentou a presença divina. É mais ou menos o que acontece quando provamos um alimento pela primeira vez. As pessoas podem usar todos os argumentos possíveis para nos convencer de que aquilo é saboroso, mas só iremos acreditar, de fato, depois que decidirmos prová-lo.





sábado, 8 de agosto de 2020

3 - Coisas que você não deve dizer

Postado Por; Carlos Eduardo

1 - Você não vale nada!

São muitas as vezes que você diz a si mesma, ou a outros, eu, ou você, não valemos nada! Você precisa para de dizer isso! Porque todos nós somos importantes para o criador, pois, para ele não há nenhuma distinção de pessoas, todos nós somos iguais perante ele, portanto quando agimos desta forma estamos deixando de lado o nosso valor diante de Deus, o qual nunca deixará de nos valorizar, e isso devemos reconhecer seguindo o exemplo do salmista (Salmos 139:14 Eu te louvarei, pois fui formado de modo tão admirável e maravilhoso! Tuas obras são maravilhosas, tenho plena certeza disso!) reconhecer que fomos criados de modo maravilhoso pelo nosso criador, é uma forma de deixar de lado esta questão de achar que não valemos nada, pelo contrário temos que ser gratos e deixar de está falando que não valemos nada, pois fomos formados de modo maravilhoso pelo criador.

2 - Deus não me ouve! Ou não nos ouve!

Esta é uma forma errado de pensarmos, pois, Deus está pronto para nos ouvir desde que esteja de acordo com a vontade dele, ou seja, temos que está fazendo aquilo que é correto aos seus olhos ao invés de ficarmos dizendo que Deus não nos ouve. Porque isso não é verdade! O fato é que temos que está agindo de forma correta e justa ( Salmos 34: 17 Os justos clamam, e o Senhor os ouve; livra-os de todas as angústias. ) Tenhamos sempre em mente que Deus não se isenta de nos ouvir, e que essa coisa de dizer que ele não nos ouve, está fora de contexto, pois a bíblia nos garante que ele nos ouve sim, só temos que fazer alguns ajustes em nossa vida perante ele, deixando de lado algumas práticas que nos levará a distanciar-se dele. Então equivocadamente iremos dizer “Deus não me ouve” nunca diga isso, pelo contrário, aja de modo justo e Deus o ouvirá!

3 - Não têm solução!

Esta é sem dúvida uma frase bastante comum entre as pessoas, o pessimismo! Principalmente diante de uma situação que parece difícil aos nossos olhos, portanto, a nossa fraqueza nos leva a deixar de acreditar em uma solução imediata para determinado problema, assim a gente acaba cometendo um grave erro, ou seja, achar que não tem solução. Esquecendo de que para nós, pode ser ou parecer impossível, más para Deus nada, mais nada mesmo, é impossível! (Lucas 18:27 Ele lhes respondeu: As coisas impossíveis aos homens são possíveis para Deus.) Portanto temos que ter esta certeza, Deus pode resolver qualquer coisa que para nós parece tão distante e impossível, Deus tem um poder que está além da nossa compreensão, e tem a capacidade de resolver todas as coisas, portanto deixe de dizer que você não vale nada! Deus não me ouve! Não tem solução! Agora que você já sabe que tem valor para Deus, e que ele te ouve e resolve todos os teus problemas que parecia não ter solução, você só precisa está em harmonia com ele, agindo de modo justo.



domingo, 21 de junho de 2020

Nunca leia a Bíblia fora de contexto


Postado Por; Carlos Eduardo

Como devemos evitar cair nesta armadilha

Você pode facilmente forçar a Bíblia a dizer qualquer coisa que você quiser! Basta tirar algumas palavras fora de seu contexto. Veja um exemplo em proverbios 9:17 A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso! Agora vamos entender como isso funciona, ao ler esta parte, será que a Bíblia está promovendo o roubo? Vendo desta forma, parece que sim! Mas você deve saber, se for um leitor assídio, que a Bíblia diz em vários outros lugares que é errado roubar certo? Por exemplo, o próprio diabo é chamado de ladrão. Então, podemos dizer que este versículo é uma contradição? Lógico que não. Apenas está fora do seu contexto. Agora veja, Se você ler apenas o título você poderá pensar que é contra a leitura da Bíblia. Mas na verdade, o título é apenas o subtítulo fora de contexto. Por favor não se engane! Veja agora o contexto do texto citado acima. A insensatez é pura exibição, sedução e ignorância. Sentada à porta de sua casa, no ponto mais alto da cidade, clama aos que passam por ali seguindo o seu caminho: 'Venham todos os inexperientes! Aos que não têm bom senso ela diz: 'A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso! Mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos, que os seus convidados estão nas profundezas da sepultura. (Provérbios 9:13-18) Entendeu agora? Viu a importância, e também o perigo do texto sem seu contexto? Colocando o contexto, a Bíblia está dizendo que roubar é estúpido e que ser insensato leva à destruição. Mas, fora do contexto, o texto poderia ser usado para justificar toda uma vida de crime, percebeu? Por isso, os ensinamentos errados e destrutivos foram criados com textos que foram tirados de seu contexto para justificar interpretações próprias para individualizar as diversas formas de ensinos com alto teor de heresias, que é uma mentira muito sutil e sórdida para a distorção da verdade.

Se você não conhece o contexto de um texto, então é melhor procurá-lo

Devemos procurar não apenas um ou dois versículos, isso não é o suficiente para conhecer bem a Bíblia, é preciso Ler um capítulo de cada vez ou pode ser mais, se quisermos, ou até um livro completo, o importante é obter o verdadeiro entendimento, através de alguns questionamentos, como por exemplo; Se é a mensagem principal do livro, que tipo de livro é, se é histórico, carta, profecia, ou poemas, e a que conclusões chega, é preciso ir mais e mais a fundo, isso deve ser uma regra que não deve ser negligenciada. Note o quão é importante o contexto, veja por exemplo; Uma outra forma de distorcer Provérbios 9:13-17 é dizer que a Bíblia ensina que existe uma pessoa chamada Insensatez. Mas é interessante observar que Provérbios não é um relato histórico. É um livro de sabedoria, que ensina sobre como viver de maneira sábia. E que para ensinar isso, o livro de Provérbios usa muitos recursos e estilo, como exemplo a metáfora, que neste caso específico, você pode está imaginando como a insensatez seria se fosse uma pessoa, bem isso se chama personificação, uma vez que aprendemos isto nas aulas de Português. É preciso entender que muitas vezes, a Bíblia fala sobre o mesmo assunto em vários livros diferentes. A Bíblia fala sobre o roubo de muitas formas, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Se você quer uma visão mais completa, você precisa ler mais versículos além dos textos de Provérbios citados acima, e Lembre-se, sempre dentro do contexto. Quanto mais você conhece a Bíblia, menos você cairá na armadilha dos textos tirados do contexto e distorcidos, o que é muito comum hoje em dia, e não precisamos ir longe para se deparar com tais situações, portanto mantenha-se vigilantes no conhecimento como mecanismo de defesa, pois só ele pode nos proteger do falsamente chamado conhecimento.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Porque morremos? 

   


Publicado; Carlos Eduardo

Esta é uma pergunta que todos nós fazemos o tempo todo!

Primeiro vamos entender como tudo começou! O livro de Genesis nos dar informações preciosas a respeito do começo de tudo.( Genesis 1:1 No principio,Deus criou os céus e a terra. ) isso nos leva a crer que tudo foi planejado e construído. Deus planejou tudo nos mínimos detalhes. Como por exemplo! A criação do homem! (Genesis 2:7 E o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida; e o homem tornou-se alma vivente.) vimos aqui que Deus deu vida perfeita ao homem,(vida eterna) em seguida veio a criação do jardim do Éden como podemos ver em (Genesis 2:8 Então o Senhor Deus plantou um jardim,para o lado do oriente,no Éden; e colocou ali o homem que havia formado.) Ao colocar o homem no jardim que havia acabado de formar, viu Deus que o homem ao qual havia criado encontrava se só, (Genesis 2:18 Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; eu lhe farei uma ajudadora que lhe seja adequada.) Ou seja, seria criada a mulher! Estava formado ali o casal que daria continuidade ao propósito de Deus conforme nos diz.(Genesis 1:28 Então Deus os abençoou e lhes disse: frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a;) foi dado ao casal recém criado o privilegio de reprodução perfeita da raça humana. Podemos então fazer uma analise de que tudo caminhava para a mais perfeita obra prima da criação! A reprodução humana na terra.

A tentação e a queda

Então o diabo usou a mais recente criada mulher, para colocar em pratica o seu plano de destruição da raça humana. Como podemos ver em (Genesis 3:1 a 7) note que ao analisar o diálogo entre a serpente, animal usado pelo o diabo, podemos claramente perceber que se tratava de uma tentativa de desobedecer uma ordem dada pelo criador, que posteriormente iria se concretizar.(Genesis 2:16 e 17 então o Senhor Deus ordenou ao homem: podes comer livremente de qualquer árvore do jardim, mas não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque no dia em que dela comeres, com certeza morrerá.) A ordem era a de não utilizar aquele fruto como alimento, uma vez que havia inúmeras árvores frutíferas que lhes foi dada por alimento. A seguir vemos que o diabo consegue convencer a mulher a desobedecer a Deus com a afirmação de que ela não morreria más se tornaria igual a Deus! (Genesis 3: 5 Na verdade, Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.) Que proposta tentadora para uma pessoa indefesa! Com isto o diabo consegue consumar o seu plano, (Genesis 3:6 Então, vendo a mulher que a árvore era boa para dela comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu e deu dele a seu a marido, que também comeu.) Ao se deixar levar pela mentira contada ali pelo diabo através da serpente o primeiro homem e a primeira mulher desobedecem a Deus e entrega a sua descendência a própria sorte ao receber a punição divina. (Genesis 3:19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes á terra, pois dela foste tirado; porque és pó e ao pó tornarás.) daí em diante tanto o homem como a mulher e todos os seus futuros descendentes estariam condenados ao pecado e a morte,(Romanos 5:12 Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um só homem, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram.) note que, por conseqüência do erro de Adão, o pecado se estabeleceu por toda a humanidade, e por sermos sua descendência, todos temos pecado. É interessante entender que Deus tinha à autonmia para estabelecer suas diretrizes como um fabricante que determina como dever ser o uso daquilo que fabricou, assim somos advertidos por estes manuais. Na criação humana não foi diferente, havia uma norma que deveriam seguir. Muitos questionam o porque desta árvore, e se não houvesse ela ali, tudo teria sido deferente. Bom, quando criamos algo, a primeira coisa que fazemos é testá-lo, e isso se faz necessário para algumas observações. Acredito que neste evento não seria diferente, testar aquilo que acabou de criar, era um direito, e verdade seja dita, houve um aviso! O que faz do erro um ato proposital, ou seja quando fazemos algo que nos foi informado que não deveria fazer, e ao negligenciar isso pagamos o preço, e este preço é a morte!


segunda-feira, 4 de maio de 2020

    Um país entre linhas



Postado Por; carlos Eduardo

Em meio a tantas opções que o país experimentou para resolver os problemas de natureza política, social, econômica e cultural, simplesmente deixou de levar em conta a importância de Deus, na forma que sempre conduziram o nosso país, será que não é a hora daqueles que nos governa ouvir com um pouco mais de atenção ao que as pessoas de bem, (sociedade cristã), estão falando? Defendo uma sociedade regida pelas perspectivas políticas e ideológicas alicerçadas nos fundamentos bíblicos de governo, nação, povo, prosperidade, cidadania e valores. Devemos acreditar que há uma possibilidade de darmos ao Brasil dias de descanso e prosperidade. Se soubessem identificar os anseios da nossa sociedade, encontrariam a melhor e mais produtiva maneira de caminhar para um novo futuro, e ah! Se entendêssemos a importância de como deve ser uma sociedade organizada, já teríamos deflagrado um novo país. Temos que a passos largos nos aproximar da conquista de um Estado governado por pessoas comprometidas com a cultura cristã e os demais seguimentos neste sentido. Essa tarefa impõe a exigência de definirmos as características de um governo justificado pela concepção cristã de mundo, de modo que o governo do justo acredita na soberania de Deus. Sabendo que nada pode fazer sem a direção, e a intervenção divina. O corrupto jamais terá compromisso com um governo que reflita a manifestação da ética. O que tenho observado, nas experiências de governos desta natureza é sempre a pretensão de realizações, que ensejam à autopromoção e a garantia de um memorial por toda a vida. Sua prática vai ser sempre buscando se eternizar no poder, valorizar quem faz seu jogo, beneficiar seu grupo e sua família, e tudo que ele fizer é pensando na próxima eleição. Sua ética é da conveniência, suas ações são de resultados pessoais, e vê o governo como o poder pelo poder. É preciso andarmos a passos largos nos aproximar da conquista de um país governado por pessoas comprometidas com a cultura da ética, da honestidade e sobre tudo humildade, porque isso vem de Deus. Essa tarefa impõe a exigência e a responsabilidade de definirmos as características de um governo justificado pela concepção cristã de mundo. Um governo justo que acredita na soberania de Deus, e sabe que nada pode fazer sem a direção divina. O governo do justo tem a Palavra de Deus, como sua regra de fé e prática. Crê na inerrância, imutabilidade e eficácia da Palavra de Deus no processo de construção da sociedade. Tudo o que ele faz na política, é comprometido com a ética, essa é a diferença! O governo do justo quer o bem de todas as pessoas, pois sabe que política é a arte de realizar o bem comum na sociedade. Ele não é egoísta, pelo contrário, é marcado por um sentimento de compaixão aos mais aflitos, oprimidos e marginalizados pela sociedade. Os programas de governo, políticas públicas, enfim seus planos devem estar voltados para que a ação do Estado chegue aos mais pobres, tirando-os da opressão. O amor ao próximo é sua característica mais importante, um amor que não busca seus próprios interesses, que perdoa que se alegra com a justiça e a verdade, sabendo que tem que vir para servir e não para ser servido; colocar o Estado a serviço do direito da democracia, um governo que é sério e comprometido com os interesses da maioria, e dando oportunidades para que as minorias sejam respeitadas em seus espaços constitucionais garantidos, mudando a realidade das pessoas que sofrem com os baixos salários, as péssimas condições de saúde, os afetados pela violência generalizada, os atingidos pelo fenômeno do desemprego, a baixa escolaridade e muito mais. Então é para ela que o Estado tem que se planejar, para libertá-las dessa condição. Pois o governo do justo é comprometido com a construção democrática. O governo do justo é comprometido com a construção democrática. Cerca-se da “multidão de conselheiros” e sabe que sozinho seu destino é a solidão e o abismo resultante dos erros que findam num caminho sem volta, o que estamos praticamente presenciando atualmente. Seu coração é tão cheio de amor que tem um jeito diferente de lidar com as oposições, respeitando, valorizando, compreendendo e garantindo seu espaço democrático. Aprendeu que ouvir é mais importante e produtivo do que falar, e diferente do governo do impios, vê no poder uma boa maneira de conduzir a sociedade para sua mais alta possibilidade de promover a vida e a vida em abundância, e alcançar suas formas de vivência civilizatória. Reluta contra todas as formas de políticas que buscam o poder pelo poder. Tem na sua proeminência a valorização do ser e almeja a superação dessa sociedade, que só foca suas ações no ter, como é comum nos políticos atuais, sempre voltados ao oportunismo e nas suas formas mais sórdidas. O governo do justo não é imediatista nas suas ações estratégicas. Considera a sustentabilidade como um modelo de desenvolvimento que respeita o meio ambiente, o crescimento econômico e a inclusão social como indissociáveis no processo de transformação da sociedade. Em tudo que faz tem compromisso com as gerações futuras. Um governo corrupto destrói todas as pespectivas. O governo justo sabe que a Educação é o meio de gerarmos uma sociedade sadia, justa e mais igualitária. Uma educação que valorize a vida desde o ventre materno e proteja a família na perspectiva cristã, que priorize a qualidade como conquista de toda a proposta curricular para o Estado; que respeite a Bíblia como verdade de Deus e que a partir dos seus escritos lute pela formação de um tipo de homem mais solidário, justo, misericordioso e afetivo. A educação pode e deve ser como janela que se abre para que as pessoas compreendam e intervenham transformadoramente na sociedade. É a possibilidade de uma nova consciência, sabendo ser consciente do seu tempo, do seu lugar e comprometido com as mudanças, com as transformações na Educação, Saúde, Segurança Pública, na geração de oportunidades e no processo produtivo. É um novo agente, com uma nova maneira de caminhar. Vejam que a conjuntura apresentada acima é propícia, e não devemos ter medo e nem receio de sermos mal interpretados, se faz necessário esta reflexão, não podemos nos abster dela, pois já foram testadas todas as outras formas de governos. E que para se estabelecer um governo com um perfil cristão e com mais visão de mundo, não basta mexer apenas em algumas peças deste complexo tabuleiro, más sim em praticamente todas elas, a prova está aí no governo atual. A mudança deve se dar no todo, ou então vamos nos encaixar nas entre linhas do texto de provérbios sobre governo justo e ímpio. ( Provérbios 29:2 Quando o Justo governa o povo se alegra, mas quando o ímpio domina o povo geme.”)

terça-feira, 14 de abril de 2020

Coronavírus: Como encorajar as pessoas durante a pandemia. 

Postado Por; Carlos Eduardo
Estamos passando por um momento de crise mundial e pandemia. Quando Jesus esteve aqui na terra não foi diferente, havia doenças como a lepra e crises que assolavam a então sociedade da época, e qual foi o papel de Jesus, se não encorajar, dando a elas esperança. Nos dias de hoje, e por ter consciência dessas coisas, o cristão deve ter um papel importante neste momento, o de ser a luz no meio a escuridão. Não é momento das pessoas se dispersarem totalmente, mas sim encorajar um ao outro e colocar em prática tudo que tem recebido de Deus. É momento de ser forte e corajoso como Josué foi, e se preparar para atravessar estes dias sem perder a fé no Deus altíssimo, e com a convicção que assim como outras epidemias e pandemias vieram e se foram, com esta não será diferente, pode um diferença de duração talvez. Mais do que nunca, precisamos encorajar uns aos outros. Devemos está presentes nesses momentos com atos solidários, agindo onde o poder público não pode alcançar, que é exatamente nos corações das pessoas. Claro que devemos ser prudentes e prezar pela integridade tanto nossa como dos outros. Expor as pessoas e principalmente as mais vulneráveis ao risco seria falta de amor ao próximo, e sobre tudo uma irresponsabilidade, e isso todos nós sabemos. Todos nós devemos conduzir e ser conduzidos com responsabilidade. Sabemos por exemplo que a Igreja rompe as barreiras e que o culto pode ser realizado até mesmo em casa, porque não! Sabemos que a comunhão é um elemento vital para o corpo de Cristo, e que um cristão tem a necessidade de congregar junto a seus irmãos, e o culto em coletivo é um elemento básico para nutrir a fé. Em função da pandemia do Covid-19 (Coronavírus) não seria prudente e nem sábio a expor as pessoas em grandes encontros, cultos ou reuniões, de modo que em um culto, grandes eventos, e reuniões, o abraços, apertos de mãos, calor humano, são coisas simples e que iremos valorizar ainda mais depois da quarentena mas que neste momento devem ser evitadas. ( Provérbios 22:3 "O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências".) A Bíblia aconselha todo cristão a exercer sua fé de maneira responsável, isto não que dizer necessarimente que a nossa fé esteja limitada, temos a plena conciência disso. A fé é algo sobrenatural, ultrapassa a razão, ela não pode nos levar a transgredir. Sabemos muito bem que a fé não pode ser fundamentada na desobediência. Saber se resguardar do perigo é um ato de sabedoria e maturidade. Por exemplo podemos observar que em nenhum momento Jesus manifestou o seu poder de maneira afrontosa, pelo contrário, ele nos ensinou como deveríamos usar a nossa fé, para que com ela pudessemos glorificar a Deus, e não tentá-lo. Que ver um exemplo claro disso. (Mateus 4:5-7 "Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: 'Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: " 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra'". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'".) vejam, próprio Diabo utilizou-se das Escrituras para afrontar a Jesus. A nossa fé não foi feita para colocarmos Deus a prova, mas sim, para nos tornarmos aprovados diante de Deus. Qual deve ser o nosso papel durante esta pandemia? A resposta é, haverar consequências econômicas e políticas para todas as nações e isso é um fato que todos nós já sabemos, mas devemos nos preocupar é com vidas humanas, o impacto economico deveremos coerentemente pensar e analisar depois, o foco agora é salvar vidas. Com a quarentena e o crescimento dos casos de covid-19, as pessoas precisarão de ajuda tanto física como espiritual, e nós cristãos devemos se fazer presente neste momento de aflição. ( Tiago 1:27 "A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo".) Jesus deu autoridade para seu seguidores orar pelos enfermos e doentes. Deus pode curar e realizar muitos milagres neste período, Ele não mudou! Deus é soberano, misericordioso e ouve a oração do justo. Todas as coisas sucedem para que Ele seja glorificado. Quem tem Jesus, tem tudo! Façamos a diferença, não importa onde você esteja! O Apóstolo Paulo esteve encarcerado por um bom período da sua vida missionária, mas o cárcere não foi capaz de conter a sua fé. Mesmo preso, o Apóstolo paulo, escreveu 4 epístolas: Filêmon, Filipenses, Colossenses e Efésios. ( 2 Coríntios 12:10 "Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte".) Note que foi em um momento de fraqueza, que Paulo se fortaleceu em Cristo para levar adiante a palavra do Evangelho. Se fortaleça na Palavra de Deus. As provações nos amadurece espiritualmente, isso deve ser motivo de alegria e não de tristeza. Esta talvez nas ultimas quatro décadas, seja a pior fase que o nosso país está atravessando, portanto como diz a palavra de Deus, Coragem, sê forte e corajoso! Tudo isso irá passar, e a gratidão maior será a sensação do dever cumprido, a satisfação de ter feito a diferênça, não só as pessoas comuns, más nossos familiares também poderão ser alcançados pelas nossas ações...isso será um fato! Que Deus em toda sua plenitude, dê sabedoria as nossas autoridades constituídades para que saibam conduzir toda esta situação e que não nos impeçam de poder fazer a nossa parte, que é levar o encorajamento e a esperança, às pessoas por meio da palavra de Deus.


sexta-feira, 27 de março de 2020

O novo corona - vírus é um dos cumprimentos 
das profecias de Jesus ? 


Postado por: Carlos Eduardo
A pergunta acima deveria nos trazer uma grande reflexão, muitas foram as narrativas de Jesus sobre acontecimentos que mudaria a rotina das pessoas em todo o mundo. Você tem acompanhado as notícias na televisão? Já se perguntou, o que está acontecendo com o planeta neste momento? Este virus que está assolando todas as noções, é uma tragédia que acontece de modo tão repentino e inesperado, causando um pânico generalizado, e milhares de vidas ceifadas em todo o planeta, e que nenhum ser humano pode prever como será o seu final. Sabia que há muito tempo, a Bíblia já dizia que coisas ruins aconteceriam em nossos dias? Apesar dos avanços da medicina, antigas e novas doenças afligem a humanidade. Um relatório da OMS diz que 20 doenças bem conhecidas como a tuberculose, a malária e a cólera, tornaram-se mais comuns em décadas recentes, e certos tipos de doença são cada vez mais difíceis de curar com os remédios disponíveis. De fato, surgiram pelo menos 30 doenças novas nos ultimos anos. Algumas não têm cura e são fatais. Agora nos deparamos com mais uma, o corona-virus, será que ele está diretamente ligado a profecia de Jesus? Vejamos! Quando passamos a analisar com um pouco mais de profundidade aquilo que Jesus falou, com certeza, chegaremos a uma conclusão mais exata. Note que Jesus fala em pestilências, é aí fica claro o que estamos vivendo hoje, com o que ele disse, observe! pestilências são; doenças contagiosas, epidêmicas, peste e epidemia, o que acarreta grande mortandade , o que se relaciona diretamente com o que está ocorrendo neste momento. Os últimos dias sem dúvida estão cheios de aflições, exatamente como a Bíblia predisse. (Lucas 21: 11 E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.) É dífícil acreditar no que vivemos hoje. Países fechados, eventos cancelados, supermercados lotados e sem produtos básicos; atrações vazias; e, o mais triste, milhares de pessoas falecidas, centenas de milhares enfermas e milhões assustadas, um mundo a beira do caos. O corona-vírus afeta a quase todos os países do mundo por se tratar de uma epidemia, acompanhada de pandemia. Devemos admitir que muitas das profecias bíblicas relacionadas aos tempos apocalípticos têm um sentido mais geral do que específico. Se pensarmos que as profecias sobre as doenças se referem especificamente ao coronavírus, estamos em um território perigoso para afirmar que sabemos mais do que, o que queria que soubéssemos sobre este tal de corona virus, o fato é que as profecias englobam uma série males nas suas diferentes formas, uma delas é o corona vírus. De certo estamos vivendo um momento muito sério de nossa história. A humanidade encontra-se de joelhos, diante de um inimigo ainda desconhecido e muito perigoso, capaz de vitimar muito mais do que se imagina. O covid-19, que já passou por Ásia e Europa e agora chega ao Brasil e outros países da América do Sul, dando sustentação ao que disse Jesus, no texto acima citado, com a frase, haverá pestilências em vários lugares e também coisas espantosas, é o que hora está acontecendo, não há dúvidas quanto a isso, não é verdade? Enquanto vivemos nessa crise, aproveitemos o isolamento forçado para tirar algum tipo de proveito, estreitando laços com nossos familiares. Usemos o tempo em casa para juntos terem boas conversas, contar piadas, relaxar um pouco em ambiente protegido, mas também usem o tempo para conversas sérias, sobre tudo dos riscos, pânico, e o medo de ser infectados, e uma vez que à solidão impacta seriamente a vida das pessoas que são obrigadas a se isolarem do convívio social, o que pode trazer mais complicações e outras doenças, portanto, oremos por estas pessoas, pois se estamos fortes agora, devemos ajudar os que estão fracos. Pois isso tudo tem haver com as profecias proferidas por Jesus, e o cumprimento de cada uma delas, eu pederia aqui citar uma dezena de profecias ditas por Jesus e que está se cumprindo em nossos dias. O medo e o pânico é natural, más estas coisas, como bem disse Jesus, tem que acontecer, e vão acontecer querendo ou não, portanto devemos obedecer as autoridades constituídas e se podermos ficar em casa, devemos ficar, como diz a própria bíblia, tudo é passageiro. Deus é maior do que qualquer mal que venha nos atigir!

domingo, 15 de março de 2020

Tenha cuidado com o que diz

Postado Por; Carlos Eduardo
Cuidado com as palavras
Quem nunca se sentiu arrependido com algo que tenha dito em dado momento? Principalmente em ocasião de turbulência? Pois é! Isso acontece muito em nossa vida. As vezes dizemos algo sem pensar ou no calor da emoção, e quando vamos nos dar conta já não há como voltar atrás. Ter sempre cuidado com o que vamos dizer deve ser uma virtude, pois por falta de sabedoria divina, as pessoas não percebem as bobagens que falam. E muitas vezes são amaldiçoadas por causa da língua. pois as escrituras nos chama à atenção sobre esta questão. (Provérbios 18:21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.) Aqui podemos ver claramente quão perigoso se torna aquilo falamos na hora e no momento errado, é fato que iremos arcar com as consequências do que dizemos, ou o que vamos dizer, antes de tudo temos que ter cuidado com as palavras.
Busque o controle das palavras
Nem sempre é fácil se controlar na hora de falar alguma coisa, as vezes colocamos algo em nossa cabeça de que devemos falar e pronto! Mesmo sendo advertidos continuemos, isso é teimosia e sem dúvida vamos ter problemas. Uma pessoa teimosa é uma pessoa cega e fácil de ser enganada, Pois se uma pessoa gostar dela, e der um conselho para que não fale e se controle, geralmente não vai ouvir. Cuidado, pois podem acontecer muitas coisas ruins na sua vida por causa da sua teimosia. Se você não ouve as escrituras ou uma pessoa que quer o seu bem dificilmente irá obter algum êxito. (Provérbios 15:28 O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.) As pessoas estão sempre falando o que fariam se acontecesse isso ou aquilo. E aí, não percebem que isso pode ser uma armação do inimigo, porque ele presta atenção em tudo que as pessoas falam, para depois colocá-las numa situação ruim, para ver se elas farão mesmo as besteiras que falaram. Por isso não abra sua boca para dizer bobagens. Faça uma análise em sua vida e lembre-se das bobagens que você já falou e veja como pagou caro por causa de sua língua. Preste bem atenção no que vai dizer e busque sempre o controle das palavras.
Evite falar o que não deve
tem horas que ficar de boca fechada realmente é mais díficil do que se imagina, Às vezes você não tem coragem de fazer o que fala, mas por causa da sua língua que só traz maldições, acaba por não conseguir evitar ficar de boca fechada, pois a sua reação vai depender do momento que você estiver passando. Muitas pessoas têm a mania de dizer vou ficar calado! Não vou falar nada! Você devem tomar cuidado com esse tipo de frase, porque tudo que você diz que não gosta, satanás trabalha para que aconteça, e para te deixar aborrecido, nervoso, estressado e acima de tudo tenha grandes problemas com aquilo que falou.( Jó13:5 Se tão somente ficassem calados,mostrariam sabedoria.) Evite falar o que não deve e peça a ajuda de Deus para que não aconteçam coisas que te desagradam, peça também para saber lidar com situações ruins que venham ocorrer com você ou com quem estar a sua volta.