terça-feira, 25 de julho de 2017

O que a Bíblia ensina sobre tatuagem

Postado Por; Carlos Eduardo
1- Algumas tatuagens são pecados
Não há na bíblia nenhum tema central sobre o a tatuagem, algo que especifique o uso de tatuagens. Hoje em dia está na moda o uso de varias formas e modelos de tatuagens, mas há alguma restrição? Qual o conceito da bíblia sobre a tatuagem? Tem apenas um versículo na bíblia que fala sobre a tatuagem. ( Levítico 19:28 Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor.) Esse é o único versículo na Bíblia que fala diretamente sobre tatuagem! Deus deu essa regra aos israelitas, para se distinguirem de outros povos. Mas porque era proibido? Em muitas culturas, as pessoas faziam e ainda fazem tatuagens como parte de rituais pagãos. Uma tatuagem dessas representaria uma dedicação à idolatria. Assim, podemos concluir que, dependendo das circunstâncias, do significado ou da intenção, certas tatuagens podem ser pecado. Quando fazemos uma análise de levíticos, versículo citado acima, notamos claramente que o pecado está no sentido representado pela a tatuagem, ou seja, a idolatria.

2- Glorifiquem a Deus
A idolatria é algo que Deus detesta! Portanto quando pensamos em fazer alguma tatuagem devemos fazer algumas observações, por exemplo, o significado e se ela está fazendo apologia á idolatria. Se você fazer parte de alguma instituição religiosa, esta observação fica cada vez mais necessária, pois envolve uma serie de situações a considerar, e algumas perguntas a se fazer, como por exemplo; isso glorifica a Deus? E qual é a mensagem da tatuagem? Evite algo que possa afetar seu testemunho como cristão. (1 Coríntios 6:20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.) A primeira pergunta que você deve fazer quando pensa em fazer uma tatuagem ou outra coisa qualquer com o corpo é; com isso estou glorificando a Deus? O nosso corpo e sagrado para Deus, pois é com ele que glorificamos ao senhor. Desta forma tudo que iremos fazer façamos para a gloria de Deus!

3- Será que tudo convém?
Existem coisas que uma vez feita torna-se difícil de se voltar a trás, a tatuagem é uma destas coisas que envolve uma situação onde temos que ter muito cuidado, pois vamos ter que viver com essa tatuagem a vida toda. Pense muito bem antes de fazer. Você é livre para fazer sua escolha, mas nem tudo convém. (1 Coríntios 10:23 "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.)  Em termos práticos, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer uma tatuagem, para não se tornar uma inconveniência. Evite tatuagens em localizações no corpo que poderão prejudicar sua empregabilidade, suas relações familiares e suas amizades, uma tatuagem pode afetar todas essas áreas! Pois ainda há uma não aceitação a tatuagem, isso não dar para negarmos, então e legal que tenhamos sempre isso em mente na hora de fazer uma tatuagem, será que convém? Vai ser bom? É isso mesmo? Nunca nos esqueçamos de fazer estas reflexões.

4- Deus perdoa!
Se já fizemos uma tatuagem e depois nos arrependemos, não fiquemos desesperados! Existem formas de Deus nos perdoar, pois ele é generoso e estar pronto a nos perdoar sempre que reconhecermos que erramos e precisamos do perdão dele, isso é fato! ( 1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.) portanto se você já fez uma tatuagem mas o Espírito Santo lhe convenceu que foi errado, há uma solução! Confesse o pecado a Deus e peça perdão. Deus sempre perdoa quem se arrepende. A tatuagem ainda vai estar lá, mas você vai poder dormir descansado, sabendo que foi perdoado. Se você está arrependido, Deus não lhe vai cobrar isso na eternidade. Veja a dimensão do perdão de Deus para com aqueles que realmente se arrependem. Portanto tudo que fizemos e depois deixamos de fazer, para Deus o que realmente conta e o arrependimento sincero que confessamos a ele.


quarta-feira, 19 de julho de 2017

5-Lições da obediência do jovem Daniel e as bênçãos recebidas

Postado Por; Carlos Eduardo
1-Não se contaminou
Imagina sermos levados a um lugar muito distante e totalmente estranho? Como iremos nos adaptar? E se formos muito jovens conseguiremos nos manter de pé? Isso aconteceu com o jovem Daniel! Ele foi levado cativo ainda muito para uma terra muito distante chamada babilônia. Daniel era um jovem hebreu com costumes diferentes dos que havia naquela terra longínqua, onde se adorava outros deuses e se consumia alimentos impuros, então Daniel tomou uma decisão muito importante, decidiu não se contaminar com os costumes errôneos daquela terra. ( Daniel 1:8 resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.)  Que atitude corajosa e leal daquele jovem para com seu Deus! Naquele momento para Daniel contavam-se os valores e princípios que norteavam a sua lealdade com o Deus dos hebreus.

2-Obediência
Daniel tornou-se um homem obediente a Deus e logo isso tornou-se publico e Daniel ficou então muito conhecido. Naquela terra desconhecida Daniel viria a enfrentar grandes problemas por causa desta obediência, pois naquele país havia uma cultura predominante de adorações a outros deuses, o que iria acarretar grandes dificuldades para Daniel e suas convicções. Isso ficou claro quando pessoas conselheiras próximas do rei disseram que  o rei deveria fazer um decreto que proibisse qualquer pessoa fazer petições em oração a qualquer Deus que não fosse o rei. O objetivo era exatamente barrar a Daniel, o que não aconteceu. ( Daniel 6:10 Daniel, pois, quando soube que as escrituras estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, e se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu deus, como costumava fazer.) Daniel continuou firme em sua obediência a Deus, ele não levou em conta nada que não viesse do seu Deus, e portanto manteve a sua rotina de orações e súplicas, não se importando com o que pudesse acontecer, para Daniel Deus estava em primeiro lugar.

3-Conspiração
Diante da objeção de Daniel, entrava em vigor um plano para destruí-lo, pois o objetivo daquele decreto ao qual o rei tinha assinado era exatamente um plano ardiloso contra Daniel, pois sabiam da sua obediência ao seu Deus. Daí em diante começaram a colocar em pratica, com o objetivo de que isso chegasse ao conhecimento do rei, ou seja uma possível desobediência de Daniel aquele decreto. Más para isso eles precisavam de um flagrante, então foram atrás. ( Daniel 6:11 Então, aqueles homens foram juntos, e, tendo achado a Daniel a orar e a suplicar, diante do seu Deus, 13 Então, responderam e disseram ao rei: Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, não faz caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes, três vezes por dia, faz a sua oração.) Aí está claro a conspiração contra Daniel, eles buscaram achar Daniel em desobediência ao decreto do rei, para tirar-lo de circulação, pois temiam que ele influenciasse outras pessoas  a buscar o seu Deus.

4-Livramento
Com a postura de Daniel ficou logo evidente que algo estava prestes a acontecer, ele tinha infligido um decreto do rei, isso sem duvida ira lhe acarretar duras penalidades, pois era isso que aqueles homens queria, porque no decreto estabelecia-se punições para os infratores. ( Daniel 6:16 então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus a quem tu continuamente serves, que ele te livre.) O rei não sabia, mas ele esta certo quando disse a frase, que teu Deus a que tu serves, que ele te livre! Foi exatamente isso que iria acontecer mais tarde, Daniel receberia o livramento da parte de Deus. ( Daniel 6:22 O meus deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões,para que não me fizessem dano, porque foi achado em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei não cometi delito algum.) Graças a obediência e lealdade de Daniel ao seu Deus ele saiu ileso daquela situação de perigo, e a evidência do poder de Deus ficou explicita, e quem confia nele recebe o livramento!

5-Prosperidade

A trajetória de Daniel naquela terra desconhecida não foi nada fácil, mas a firmeza dele com seus princípios, realmente fizeram a diferença. Daniel não abandonou as suas convicções, pelo contrário ele se manteve firme suportando toda a tribulação que lhe sobreveio e como resultado disso ele prosperou. ( Daniel 6:28 Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.) Daniel nos trás uma reflexão, não importa onde estamos e como estamos, o que realmente importa é as nossas convicções valores e princípios fundamentados na nossa crença em Deus, dificuldades, conspirações e tribulações todos nós teremos que enfrentar, mas precisamos nos manter firmes, não nos deixando contaminar-se e sempre cultivar a obediência a Deus que é quem nos dar o livramento e nos faz prosperar.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

4- Lições importantes do confronto de Davi com o gigante Golias


Postado Por; Carlos Eduardo
1- Oportunidade
O jovem Davi nada mais era do que um pastor de ovelhas, era assim conhecido nas intermediações, era também talentoso com sua harpa musical, então Ele se depara com uma situação nada comum quando foi ao encontro de seus irmãos, em um momento delicado vividos por eles eram soldados de Israel e naquele momento havia um oponente difícil e até então invencível chamado Golias o filisteu, que desafiava a todo o momento os soldados do povo de Deus. O jovem pastor de ovelhas ouvia os soldados aflitos, assustados e sem esperança falarem da recompensa para quem derrotasse aquele gigante filisteu, mas nenhum deles se atrevia a tal feito. (1-Samuel 17:25 e diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o acumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel.) Ao ouvir o que os soldados falavam o jovem Davi viu a oportunidade para ele mudar o rumo da sua história, não deve ser diferente conosco hoje em dia, devemos está atentos e aproveitarmos as oportunidades que está diante de nós, ainda que pareça impossível.  
  
2- Confiança
Era clara e notória a diferença entre Davi e aquele gigante, não era muito difícil notarmos que aquele jovem não seria páreo para aquele gigante. Ele sozinho desafiava todos os soldados treinados de Israel e ninguém tinha coragem de enfrentá-lo, e mesmo treinados para grandes batalhas não tinham confiança de que poderia vencê-lo! Más o jovem Davi tinha a confiança de que o venceria, pois algum tempo antes tinha vencido adversários poderosos. (1-Samuel 17:36 O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.) Neste momento Davi mostra confiança não só em si mas  no Deus de Israel que antes o tinha ajudado a vencer o leão e o urso, então não havia duvida, o jovem estava certo de que venceria aquele gigante, e mais uma vez mostrava confiança no Deus invencível! Não importa o tamanho da dificuldade devemos ser confiantes de que com a ajuda de Deus venceremos!

3-Determinação
Naquele momento de desalento que Israel estava vivendo, o desânimo era uma coisa notável, eles não sabiam o que fazer a derrota para eles era certa, o adversário era imbatível! Então Saul chefe do exército de Israel encontrava-se em um quadro de desânimo total, pois ele via o fim daquela nação e não poderia fazer nada, por esta razão encontrava-se triste e desorientado.(1-Samuel 17:32 Davi disse a Saul: Não desfalaça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.) Com esta atitude o jovem Davi demonstra determinação, surpreendendo a Saul. Quando ele se coloca na condição de ir enfrentar um adversário tão poderoso quanto o gigante Golias, então Saul imediatamente reage como qualquer outra pessoa naquela situação dadas as proporções, más Davi mostra que não importa o tamanho do problema, se sermos determinados e crermos que Deus estará conosco assim como aconteceu com Davi, iremos vencer!

4-certeza da vitória
O histórico de Davi antes deste confronto com Golias já havia sido narrado por ele mesmo, quando enfrentou e venceu dois adversários poderosos contra um jovem rapaz, imagina lutarmos contra um leão ou com um urso, as nossas chances são mínimas! Davi agregava estes dois confrontos onde Deus estava com ele e, portanto ele os venceu, por isso Davi tinha esta certeza de que sairia vitorioso! (1- Samuel 17:46 Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há  Deus em Israel.) Davi não tinha nenhuma duvida de que venceria aquele gigante, pois do seu lado havia um Deus poderoso, que antes já havia estado com ele em outras duas batalhas vencidas por ele. Davi tinha certeza da vitória! Portanto sejamos como Davi, não importa quão grande seja a dificuldade, se aproveitarmos a oportunidade sermos confiantes e determinados assim como foi Davi, acreditando no Deus todo poderoso, teremos certeza de vitória!

quarta-feira, 5 de julho de 2017

5- Dicas para resolver conflitos na família e na vida


Postado Por; Carlos Eduardo

1-Não pague com mesma moeda
Quando nos deparamos com um conflito seja na família, no trabalho, ou em qualquer ala da nossa vida, o que fazer? Será que devemos reagir da mesma forma? Em momentos como estes não há uma previsão de reações. Por esta razão é que devemos ficar atentos e tomar muito cuidado no que se referem as nossas reações, pode não ser da forma que queríamos que fosse, o que temos que fazer e tentar de alguma forma administrar aquele momento que nos deparamos, ao invés de instigar a situação, ou seja, alterar os ânimos. (Provérbios 26: Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.) Não podemos reagir da mesma forma, pois iremos estar contribuindo para que a situação fique ainda pior, portanto o melhor a fazer é não pagar com a mesma moeda, ou seja, agirmos de forma serena fazendo o uso de palavras cuidadosa para baixar os ânimos, buscando o entendimento.

2-Espere até se acalmar
O melhor que podemos fazer diante de um conflito nada mais é do que nos mantermos calmos e serenos, assim vai ficar mais fácil para resolvermos a situação sem que ela fuja do nosso controle. Nesta hora em que os ânimos estão exaltados, esperar com paciência até a situação se tranqüilizar e a melhor opção, para não se desencadear um conflito ainda maior. ( Provérbios 17: 14 Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixa.) Quando não avaliamos a situação a generalização do conflito fica ainda mais eminente, e uma vez acontecendo fica quase que impossível de controlar, e o caos se estabelece. Portanto nunca se comporte na mesma proporção do conflitante, espere até que tudo se acalme e assim retomará o controle da situação.

3-Pense bem no que você precisa dizer e como vai dizer
Uma das regras principais na condução de uma situação de conflitos é a forma de postura que vamos adotar diante do problema. Devemos fazer uma rápida avaliação de como iremos adotar medidas que venha a ser eficaz no controle da situação para obtermos êxito. Pensar no que iremos dizer naquele momento e também como vamos dizer poderá ser crucial já que palavras malditas em situações como esta pode agravar ainda mais o problema. ( Provérbios 12: 18 Alguém há cujo tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina.) Agir com sabedoria nestas circunstâncias é a melhor forma de evitar que o conflito tome proporções incalculáveis, por isso se faz tão necessário fazermos o uso de palavras brandas e bem colocadas para que não venhamos a ter grandes problemas na administração de conflitos, palavras sábias produz grandes resultados!

4-Fale num volume agradável e de modo bondoso
Uma das coisas mais comum em conflitos é a gritaria, e a exaltação dos ânimos, pois o momento e tenso e falar sem gritar torna-se quase que impossível, as pessoas estão nervosas e sem controles de si mesmas, isto é sem duvida o combustível que está alimentando o conflito. Desta forma só iremos obter algum êxito se mudarmos a nossa postura evitando gritaria e palavras que contribua para que a situação fuja do controle. ( Efésios 4: 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera,e ira, e gritaria,e blasfêmia, e bem assim toda malícia.) A forma de nos comportar diante de um conflito se faz exatamente, de como iremos lidar com a situação, o nosso comportamento será crucial, não podemos de forma nenhuma entrar no jogo do conflitante, deixar que o nossos ânimos se exalte nas mesmas proporções do conflitante, portanto  devemos usar de palavras que tenha uma tonalidade agradável e também acompanhada de bondade e sobre tudo paciência.

5-Peça logo desculpas e diga o que você fará para corrigir a situação

Reconhecer quando estamos errados é uma forma eficaz e sábia para por fim de vez em um conflito, isso é uma qualidade que se encontra em poucas as pessoas, pois é preciso agir com humildade e nem sempre há pessoas com esta atitude.  Pedir desculpas não é tarefa fácil para algumas pessoas, e isso agrava o conflito, deixando o problema cada vez mais longe de uma solução. ( provérbios 6:3 Agora, pois, faze isto,filho meu, e livra-te, pois caiste nas mãos do teu companheiro: vai , prosta-te e importuna o teu companheiro;) Na solução de qualquer conflito há uma necessidade de se fazer uma auto correção, quando se reconhece o erro, naturalmente se começa a caminhar na direção certa. Se queremos definitivamente resolver o problema, portanto o passo mais correto e pedir desculpas e dizer que tão logo irá corrigir a situação.